Curiosidades do Mundo Automobilístico

Ferrari x Lamborghini: Características e qualidades de cada marca

Os amantes de carros têm essa conversa há anos. Pode-se dizer, até mesmo, que os menos apaixonados pelo assunto também compartilham da dúvida. Afinal, quem vence a briga Ferrari x Lamborghini? Sendo, indiscutivelmente, duas marcas de peso, cada uma tem qualidades e características únicas. Contudo, quais são as mais atraentes?

Fonte: Reprodução do site: Car Magazine Ferrari vs Lamborghini

Para ajudar a responder essa pergunta, separamos os principais fatores específicos dos superesportivos dessas marcas. Ao entender mais sobre eles, será possível definir qual se adapta melhor às suas necessidades e escolher sem medo. Que tal conferir nosso post?

Prossiga a leitura!

Ferrari x Lamborghini

É inegável que, na discussão Ferrari x Lamborghini, ambas são fabricantes de carros muito bons e têm histórias de sucesso. Não é à toa que elas são objeto de desejo no mundo inteiro, certo? A história das duas se inicia com 16 anos de diferença. Enquanto a Ferrari foi fundada em 1947, na cidade de Maranello, a Lamborghini surgiu em 1963, há poucos quilômetros da que se tornaria, desde o princípio, a sua rival. Sua fundação se deu na cidade de Sant’Agata Bolognese.

Fonte: Reprodução do site: Ferrari, History Garage 1947

Fonte: Reprodução do Site: Planet Carsz, Lamborghini 1963

Para entender mais sobre isso, vamos abordar o início da rivalidade que perdura até os dias de hoje.

Rivalidade entre os fundadores

Enzo Ferrari e Ferruccio Lamborghini são os nomes dos fundadores dessas marcas. Sua histórica rivalidade se iniciou em meados dos anos 60. Conta-se que Ferruccio Lamborghini tinha uma 250 GT, cuja embreagem estava com defeito. Dono de uma fábrica de tratores, calefação e ar-condicionado, ele era bastante próximo ao assunto e decidiu conversar com Enzo Ferrari pessoalmente sobre o defeito em questão.

Fonte: Reprodução: Arte Original Paíto Motors by Camaleão

Reza a lenda que Ferrari destratou Ferruccio, ignorando seus apelos. Foi então que o futuro dono da Lamborghini decidiu que desafiaria a, até então, líder em motores — dando início à sua própria produção. Em 1964, era lançado o primeiro carro da Ferruccio Lamborghini Automobili, o 350 GTV.

Como resultado dessa história, é possível dizer que, até hoje, ambas as marcas competem pelo mesmo público-alvo. Aqueles que desejam saber qual devem escolher, então, ficam sem saída na discussão Ferrari x Lamborghini. É por esse motivo que se torna fundamental conhecer as principais características e qualidades gerais das duas concorrentes. Agora que você entende mais sobre a origem da rusga entre elas, confira informações preciosas para sua decisão.

Características e qualidades de cada marca

Quem é apaixonado por essas marcas já sabe que elas produzem diferentes veículos icônicos. Por esse motivo, as características abordadas devem ser visualizadas em um cenário geral.

Design

São claras as diferenças de estilo e design no debate Ferrari x Lamborghini. A carroceria da Ferrari sempre tendeu a ser elegante e abrangente, com fortes características aerodinâmicas. Ela permite que os carros cortem o ar com facilidade. Um exemplo disso é visto nas curvas da Ferrari 812 Superfast. Em resumo, os veículos da Ferrari são luxuosos e confortáveis.

A Lamborghini, por sua vez, também se destaca nesse quesito. Ela conta com uma aerodinâmica sólida — mas o faz de forma menos sutil que a Ferrari. Suas bordas externas são mais afiadas e os veículos, por sua vez, se tornam chamativos e pouco sutis em seu design. Em suma, os veículos da Lamborghini são modernos e exclusivos, além de existirem em menor quantidade que os modelos da Ferrari.

Motor

O potencial da Ferrari é levado ao extremo quando falamos sobre o motor. A linha atual conta com as opções V8 e V12, o que se iguala com a da Lamborghini. Ambas as marcas são capazes de atingir 769cv. Contudo, a Ferrari 812 Superfast surgiu como o mais potente motor de todos os tempos. Ele produz 811cv. Em resumo, ele atinge sua velocidade máxima em 2,9 segundos.

Abaixo Algumas fotos da 812 Superfast que tivemos aqui na Paíto Motors!

Confiabilidade

Ao falarmos sobre confiabilidade, estamos falando de tempo e boas condições para a manutenção. É muito importante saber que é possível contar com um carro de excelente desempenho sem precisar pagar a mais por isso. Enquanto a Ferrari oferece um plano de manutenção (grátis e para carros novos) de 7 anos, a Lamborghini traz opções personalizadas para a preferência de cada um. Ela inclui, também, algumas coberturas para danos.

É importante saber que a qualidade de ambas as manutenções é excelente. Uma vez que elas costumam ser extremamente caras, contar com opções variadas é fundamental.

Conforto

Enquanto a Ferrari busca unir conforto, função e forma em cada detalhe de seu interior, a Lamborghini fala sobre utilitários. Assim, a segunda opção se torna espaçosa, prática e funcional na grande maioria de seus veículos. Já a primeira, busca a coexistência entre desempenho de classe mundial e comodidade.

Abaixo você confere todos os detalhes da Ferrari Portofino que passou pelo nosso Paíto Na Estrada.

Fórmula 1 X Esportivo

Enquanto a Ferrari ainda é utilizada na Fórmula 1, com seus carros Grand Tourer (GT), a Lamborghini foca, apenas, os carros superesportivos. Isso faz com que a primeira inclua trações dianteira (no motor central), traseira, disposição FM4 e FMR. A segunda, por sua vez, limita sua tração às rodas traseiras no meio do motor e nas quatro rodas. As aplicações em carros da Fórmula 1 vai além, mas essas são características interessantes de se ter em mente na comparação.

Fonte: Reprodução do site: Speed Racing

É bom saber que os carros GT tendem a serem maiores. Eles são projetados para viagens de longa distância e contam com um altíssimo desempenho, potência e velocidade. Ainda que a Lamborghini não ofereça nenhum modelo desse tipo, é possível citar que, desde 2019, ela passou a oferecer o Lamborghini Urus, que é um SUV e se diferencia de seus três modelos de carros esportivos.

Falar sobre Ferrari x Lamborghini não é uma tarefa simples. Ambas são marcas de peso e que produzem naves que atraem os amantes de veículos de todo o mundo. Periodicamente, tem-se o surgimento de um novo modelo que supera todas as expectativas dos que acompanham seus lançamentos. É por esse motivo que se faz essencial acompanhar a trajetória de cada uma dessas marcas, o que pode ser feito por meio do blog da Paíto.

Você sabia que a Paíto é referência e autoridade em carros de luxo, esportivos e superesportivos? Se deseja garantir mais informações sobre esses temas, não deixe de assinar a nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

[Agosto/2021] Por que investir em um Sedan importado? Conheça as vantagens

VER MAIS

[Agosto/2021] Por que investir em um Sedan importado? Conheça as vantagens

Conheça a história da Audi

VER MAIS

Conheça a história da Audi

Conheça o Audi Q4: o primeiro SUV 100% elétrico da montadora alemã

VER MAIS

Conheça o Audi Q4: o primeiro SUV 100% elétrico da montadora alemã

[agosto/2021] Os 10 carros importados mais vendidos 2021

VER MAIS

[agosto/2021] Os 10 carros importados mais vendidos 2021