Curiosidades do Mundo Automobilístico

A história da Dino, a “submarca” da Ferrari.

Você já ouviu falar na Ferrari Dino? A montadora italiana é uma das mais conhecidas do mundo. É difícil encontrar um apaixonado por supercarros que nunca sonhou em andar em um incrível veículo vermelho brilhante, tão pouco, encontrar pessoas que não ficam extasiadas quando veem um carro da Ferrari passando na rua.

A montadora produziu dezenas de veículos de sucesso, entre eles o Ferrari Testarossa e outros que marcaram época. Mas, existiu uma fase da marca que poucos conhecem e que tem uma história muito interessante, criando carros que deixaram sua marca no mundo.

Estamos tratando da Ferrari Dino. Neste artigo, contaremos um pouco mais da sua história e mostraremos os carros que foram produzidos pela marca utilizando essa nomenclatura. Acompanhe!

Ferrari Dino e o seu surgimento

Antes de apresentar os dados técnicos sobre os veículos produzidos é importante conhecer um pouco mais sobre a rica história que circunda o surgimento da que ficou conhecida como “submarca” da Ferrari.

Na década de 1950, Alfredo “Dino” Ferrari, filho mais novo de Enzo Ferrari, tentou convencer seu pai — juntamente ao engenheiro Vittorio Jano — a produzir uma linha de carros esportivos equipados com motor V6 e V8.

Alfredo assinaria o design dos novos modelos enquanto Vittorio, com uma trajetória de sucesso no mundo automotivo, seria responsável pelo motor. A iniciativa foi aprovada por Enzo, mas Alfredo nunca chegaria a ver seu sonho se realizar.

O caçula dos Ferraris era portador da Distrofia Muscular de Duchenne, uma doença rara que causa fraqueza muscular progressiva, e faleceu em 1956. Em homenagem a seu filho, os modelos produzidos a partir de sua iniciativa ganharam uma nova marca: a Dino.

Apesar de ser considerada uma “submarca”, a Dino carrega em seus traços, motorização e outros elementos as principais características da Ferrari, apesar de a submarca ter sido considerada como a “Ferrari de pobre” durante os anos que os veículos foram fabricados.

De fato, os valores praticados por esses carros eram menores. Porém, atualmente sabemos que essas peças são verdadeiras joias raras, tanto em termos de desempenho quanto design.

Dino: mais que uma marca, um tributo!

A morte de Alfredo não impediu que a Ferrari e Vittorio Jano realizassem seu sonho. Em 1956 o primeiro veículo com a marca Dino chegava ao mundo. Era o Dino 156 F2, um carro de corrida de assento único, produzido para disputar a Fórmula 2 e com design assinado por Alfredo Ferrari e Jano.

Fonte: Reprodução do site Ferrari: Dino 156 F2 Ferrari History

O modelo foi equipado com um motor V6 1.5 L, obedecendo ao regulamento então vigente na categoria que disputava. O bom desempenho alcançado nas pistas chamaria a atenção da Ferrari que passaria a utilizá-lo na F1 após um upgrade de sua capacidade para 2.4 L.

Além da Fórmula 2, a marca Dino também estaria presente em carros esportivos de corrida com diferentes versões. Porém, somente depois de dez anos após seu lançamento que a Dino chegaria aos carros de estrada que, em parte, graças a uma mudança das regras promovidas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Fonte: Reprodução do site Ferrari: Dino 156 F2 Ferrari History

Em 1966 a organização determinou que homologaria apenas motores para a disputa da F1 e F2 que contassem com pelo menos, 500 unidades produzidas. Para atingir esse propósito a Ferrari deixou a missão de produzir de carros esportivos com a marca Dino para a Fiat.

A necessidade esportiva, porém, apenas acelerou os planos, uma vez que produzir carros de estrada com a marca já estava planejado. Isso porque, a Ferrari vislumbrava a oportunidade de colocar no mercado um modelo capaz de competir com o Porsche 911, já aclamado e muito comercializado na época.

Os modelos convencionais da Ferrari produzidos com motor V12, eram mais potentes e mais caros que o carro alemão. Tanto assim, que eles apresentaram carro-conceito da Dino no Salão do Automóvel de Paris de 1965.

Fonte: Reprodução do site Jornal dos Classicos: Prototipo 1965

Durante uma década a marca Fiat Dino persistiu, tendo lançado o 206 GT, 246 GT e GTS e o 208 GT4 e 308 GT4. Esse último passou a ser comercializado com a marca Ferrari em 1976. Hoje os modelos da Dino são objetos de desejo por colecionadores, tanto por sua beleza e qualidade, quanto por sua história, sendo a única “submarca” da Ferrari em toda sua trajetória.

Os modelos da Ferrari Dino

Sem dúvidas, a homenagem que foi feita por Enzo Ferrari ao seu filho que falecera antes de ver o sucesso da marca que ele ajudou a criar é uma grande e comovente história. Porém, o que faz esses veículos serem desejados por muitos colecionadores são as suas características únicas e escassez de unidades que existem no mercado.

Neste tópico, discorreremos um pouco mais sobre os veículos que foram produzidos pela montadora.

Ferrari Dino 246 GTS

Sem dúvidas a Ferrari Dino 246 GTS é um dos mais icônicos modelos produzidos pela montadora italiana. Trata-se de um veículo muito leve para a época, cerca de 1.080 kg, o que facilitava o mesmo a chegar aos 235 km/h.

Além disso, é equipado com um motor de 6 cilindros em V com 2.400 cm³ de cilindradas. Além disso, são 12 válvulas. Tudo isso proporciona um motor com potência máxima de 195 cavalos a 7.600 rotações por minutos.

Pode parecer pouco empolgante se analisarmos os veículos que temos atualmente, até mesmo alguns mais populares que vemos diariamente pelas ruas do Brasil. Porém, é importante ter em mente que estamos tratando de um carro que foi idealizado na década de 70.

Ferrari Dino 208/308 GT4

A Ferrari Dino 208/308 GT4 começou a ser produzida na década de 70, especificamente entre os anos de 1973 a 1975. São modelos equipados com motor de 8 cilindros em V, diferentemente do modelo anterior que acabou ficando mais famoso. Além disso, são 16 válvulas e 4 corpos com duplo carburador.

Esse motor é capaz de gerar uma potência máxima de 208 cavalos e 7.000 rotações por minuto. A transmissão é feita com um câmbio manual de 5 velocidades. Em relação aos freios, são feitos a disco, sendo ventilados nas rodas dianteiras e traseiras.

Fonte Reprodução do site Car Specs Guru Dino 208/308 gt4

Toda essa potência movimenta um veículo de 1.150 kg, o que proporciona um grande desempenho para o veículo. Existe uma informação interessante a respeito de um desses modelos no Brasil.

Em junho de 2020 a Uol publicou a notícia de que existe um modelo estacionado em Santo André em um pátio reservado para veículos apreendidos. O carro está parado se deteriorando há mais de 14 anos. Trata-se da única Ferrari Dino 208 GT4 que se tem notícia no Brasil. A peça não pode ser leiloada devido uma restrição judicial.

As curiosidades dos carros Dino

A Ferrari Dino também tem alguns mistérios e curiosidades muito interessantes. Uma das mais interessantes aconteceu há cerca de 46 anos nos Estados Unidos quando um modelo Dino GT foi encontrado por alguns garotos que brincavam pelos arredores enterrado e pouco se sabe como esse veículo — que hoje custaria algumas centenas de milhares de dólares — foi parar ali.

Esse mistério foi descoberto há muitos anos e até hoje ninguém sabe ao certo o que aconteceu. Sabe-se que o comprador do veículo era um encanador que economizou dinheiro durante anos para comprar o tão sonhado veículo. Existem duas versões para a história. Primeiro, que o veículo teria sido roubado e enterrado para ser recuperado dias depois.

A segunda hipótese, seria que o dono do veículo tivesse o escondido para simular um furto e ficar com dinheiro do seguro. De fato, ele recebeu cerca de US$ 22.500,00 na época, o que seria em torno de R$ 252.000,00 atualmente. Até hoje a resolução desse caso é um mistério.

O fato é que o veículo foi escondido para ser retirado posteriormente. Afinal, as entradas de ar, descarga e outras saídas, e entradas de líquidos ou ar foram lacradas com panos, o que facilitaria o funcionamento do mesmo após ser “resgatado”. Por isso, existe muita dúvida quanto a verdade sobre o que aconteceu, de fato.

Outra curiosidade interessante sobre esse veículo foi o leilão que aconteceu em Londres. Foi um procedimento muito aguardado, pois se tratava de uma das apenas 498 unidades que foram produzidas com o volante à direita, como são os veículos no Reino Unido. O leilão aconteceu em fevereiro de 2020 e o que impressiona é o valor estimado do veículo. Cerca de R$ 1.000.000,00.

O modelo que se encontra no Brasil, por exemplo, poderia ser leiloado por uma faixa de R$ 250.000,00, por exemplo. Mas, o que justifica um valor tão alto do leilão feito no Reino Unido. Simples, taxas, impostos e outras cobranças que existem quando esse tipo de veículo é trazido para o nosso país.

A Ferrari Dino, sem dúvidas, não é apenas uma submarca da montadora italiana, mas sim, um grande ícone do automobilismo mundial que, apesar de ter sido considerada um veículo de “segunda linha” durante anos, teve seu nome marcado na história e hoje é desejado por muitos colecionadores.

Reprodução do site Wallpaper Ferrari dino

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