Curiosidades do Mundo Automobilístico

Ferrari Testarossa: Mais que um carro, o símbolo de uma época!

A década de 1970 foi marcada por uma profunda crise econômica mundial que combinou recessão, inflação e desemprego.

Os efeitos também foram sentidos pela indústria automotiva, que promoveu o aumento dos modelos compactos obedecendo à demanda por carros mais baratos e com menor consumo de combustível, especialmente após a alta do petróleo.

É importante reforçar, porém, que apesar das condições adversas a década nos deu alguns dos modelos mais incríveis, como o Lamborghini Countach e o BMW Series 3.

Fonte: Reprodução do site WheelsAge: Lamborghini Countach 1974-78

E se os anos 70 foram de crise, na década seguinte ao menos parte do mundo experimentaria a bonança, em especial os EUA.

A eleição de Ronald Reagan, que assumiria a presidência norte-americana em 1981, levou a adoção de uma nova política econômica, que teve como efeitos imediatos a retomada do crescimento.

Na maior potência do mundo os anos 80 foi uma década de bonança e exagero, o que repercutiu na música, cinema, moda, e claro, na indústria automotiva.

Fonte: Reprodução do site Suno Research: Reaganomics Politica Economica Americana

Para muitos jovens Wall Street era como o El Dorado, mas, não bastava estar ali, era preciso fazer parte daquilo tudo, o que significa uma vida luxuosa e de excessos.

O resultado foi uma verdadeira safra de carros de luxo! Entre eles a Ferrari Testarossa que se tornaria símbolo da época.

Fonte: Reprodução do site Wallpaper Cave: Ferrari Testarossa

Ferrari Testarossa: O supercarro dos anos 80

O ano era 1984 quando a Ferrari deixou o mundo de boca aberta no Salão de Paris com seu novo modelo, que tinha a árdua missão de substituir o 512 Berlinetta Boxer.

O 512 havia sido o primeiro modelo saído de Maranello a contar com um motor central, sendo um clássico da década de 1970 e ainda hoje muito elogiado.

Fonte: Reprodução do Premier: Financial Services Masterpiece Berlinetta Boxer

O Testarossa, porém, cumpriu o desafio com louvor. Já na sua apresentação fez todas as dúvidas e receios se dissiparem.

Seu design ousado, marcado pelas tomadas de ar laterais e linhas agudas, pode até soar brega aos olhos de hoje – não para nós –, mas inegavelmente era a cara da década.

Tanto assim que o veículo foi unanimidade no Salão de Paris, tendo sido escolhido como o carro mais bonito do evento.

Hoje a Testarossa está para os anos 1980 assim como a explosão dos fliperamas, videogames e computadores, Michael Jackson e a ascensão da música pop, o cinema de ação, Maradonna, entre outros… um símbolo de uma época!

A diferença é que a Testarossa era um símbolo acessível a poucos e que lhes diferenciava dos demais.

Acelerar o motor boxer de 12 cilindros com 390 que permitia alcançar os 290 Km/h e acelerar de 0 a 100 Km/h em apenas 5,8 segundos – o motor mais potente de um carro de produção até aquele momento – era um símbolo de status.

Ao todo 7177 unidades do modelo foram produzidas até 1991, quando deixaria de ser fabricado, ganhando alguma vida extra com atualizações posteriores, como a 512 TR (até 1994) e a 512 M (até 1996).

Fonte: Reprodução do site Top Speed: 1994 Ferrari 512 TR

Fonte: Reprodução do site Top Speed: 1996 Ferrari F512 M

As mudanças ocorridas nos anos 1990 – uma década onde não cabia nem o pessimismo dos anos 1970 nem o otimismo exagerado e colorido dos 1980 – já não suportavam mais um veículo com o senso estético do Testarossa.

Uma curiosidade: durante o crack de Wall Street de 1987 muitos investidores que haviam feito fortunas nos anos interiores viram suas finanças derreterem e esconderam suas ferraris.

O resultado é que nos EUA ainda hoje se encontram ferraris Testarossa com quilometragem da época, o que contribui para explicar a recente alta do modelo entre os colecionadores.

Abaixo você confere algumas fotos e detalhes da Testarossa 1987 que passou pela Paíto Motors:

Quer conhecer mais histórias de modelos, personagens, marcas e fatos importantes da indústria automotiva? Continua acompanhando nosso blog!

E para ficar por dentro de todas as novidades da Paíto Motors curta nossa páginas nas redes sociais!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Lamborghini Gallardo – Uma história de sucesso

VER MAIS

Lamborghini Gallardo – Uma história de sucesso

Ferrari x Lamborghini: Características e qualidades de cada marca

VER MAIS

Ferrari x Lamborghini: Características e qualidades de cada marca

Car detailing: tudo que você precisa saber sobre a técnica que deixa seu carro brilhando de novo

VER MAIS

Car detailing: tudo que você precisa saber sobre a técnica que deixa seu carro brilhando de novo

A história da Dino, a “submarca” da Ferrari.

VER MAIS

A história da Dino, a “submarca” da Ferrari.