No artigo anterior de nosso blog começamos a contar a história daquele que foi considerado o designer automotivo do século XX: Giorgetto Giugiaro.
Nascido no norte da Itália, Giorgetto começou sua carreira ainda jovem, trabalhando como aprendiz na FIAT aos 14 anos.
Aos 21, se uniu ao estúdio de Nuccio Bertone, onde foi responsável por modelos de marcas como Alfa Romeo, BMW, Simca, Iso e FIAT.
Durante esse período passou a ser conhecido na indústria automobilística, e após sair da Bertone e ter uma rápida passagem pela Ghia, fundou a Italdesign em 1968.
Era o início de uma trajetória que levaria tanto Giorgetto como sua empresa a consagração.
Giorgetto Giugiaro: da fundação da Italdesign a década de 1990
Após se unir ao brilhante engenheiro de produção Aldo Mantovani para criar a Italdesign, Giorgetto teve uma fase brilhante.
De 1968 a 1971 chamou a atenção da indústria automotiva, unindo ao seu portfólio projetos para marcas como Abarth, Suzuki e Porsche.
Entre os projetos do período, porém, se destacam o supercarro Bizzarrini Manta, o carro conceito Iguana 33/2 Alfa Romeo, o Maserati Bora e o sedan Alfasud.
Seus projetos chamaram a atenção de Kurt Lotz, que estava frente da Volskwagen e enxergava no estúdio italiano a possibilidade de renovar seus produtos.
Assim, o estúdio italiano foi contratado pelos alemães. Dos diferentes projetos do período apenas o Golf foi levado à frente.
Lotz cedeu lugar a Rudolf Leiding à frente da montadora, e não acreditou nos projetos que vinham sendo desenvolvidos.
Nem mesmo no Golf. Segundo Leiding, não era possível que o modelo funcionasse comercialmente, mas já era tarde demais para mudanças.
Mesmo assim, continuaram a trabalhar com os alemães, e em 1973, dois anos após iniciarem a parceria chegou ao mercado o Volkswagen Passat.
No ano seguinte o Golf chegou ao mercado e contrariando as previsões se tornou um dos maiores sucessos da marca.
O próprio Giorgetto considera o Golf o seu melhor e mais importante design.
Vídeo/Reprodução: Canal Auto Bild no Youtube.com – Título do Vídeo: VW Golf 1 (1974) – Der Generations-Countdown/Review/Test/Bilster Berg. Descrição: Im ersten Teil unseres Golf Countdowns geht es um den kleinen Kompakten von 1974. Im Golf 1 gab es noch keinen Schnickschnack, sondern nur was man zum fahren braucht.
Vale ressaltar que o período de 1973 a 1976 pode ser considerado o auge de GIugiaro, tanto em quantidade de modelos como em qualidade. Foram nove lançamentos no período.
Além dos já citados Passat e Golf, ganharam as ruas o Volkswagen Scirocco; Alfa Romeo Alfetta GT e Alfasud Sprint; Hyundai Pony; Masserati Quattroporte e o Lotus Spirit.
Durante a década de 1980 assinou o projeto de dois dos modelos de maior sucesso da história da Fiat: o Panda e o Uno.
A primeira metade da década ainda seria marcada pelos lançamentos de modelos como o Delorean DMC, SAAB 900, Isuzu Gemini, Seat Ibiza.
Sem contar o desenvolvimento de três carros conceitos para Lancia, um para Lottus e um para a Ford.
Com um nome forte no mercado, o estúdio passou a ter um volume de trabalho cada vez maior, não sobrando tempo para o desenvolvimento de conceitos.
Durante esses anos as qualidades dos trabalhos caíram sensivelmente e a carreira do designer automotivo parecia em trajetória descendente.
Até que em 1988 deu a volta por cima com três lançamentos junto com os alemães da Audi: Aztec, Aspid e Asgard.
Os modelos mostraram a força tanto de Giugiaro como da Italdesign, mantendo a relevância do estúdio na década que viria a seguir.
Em um próximo artigo terminaremos de contar essa história que adentra no novo século com mais modelos que marcaram a indústria automotiva.
E para ficar por dentro de todas as novidades da Paíto Motors, curta nossas páginas nas redes sociais.
Até a próxima!