Curiosidades do Mundo Automobilístico

A descoberta de um mito – Ferrari 365 GTB/4 Daytona em alumínio é encontrada

Quando falamos em superesportivos uma marca é unanime em despertar paixões, a grande scuderia italiana, Ferrari.

Aqui na Paíto Motors somos fãs declarados da marca, buscando sempre contar com os melhores modelos para nossos clientes.

Além dos lançamentos de tirar o folego, que aparentam uma busca inesgotável pela perfeição, a Ferrari possui uma rica história. (saiba mais sobre a história da Ferrari)

E um novo capítulo foi adicionado a essa história, em junho desse ano: o aparecimento de um exemplar perdido há quase 40 anos.

 

A história da Ferrari 365 GTB/4 Daytona

A Ferrari nasceu com o DNA da velocidade. No início, suas atividades eram totalmente voltadas às corridas automotivas. Até hoje, a scuderia italiana é conhecida mundialmente pela sua participação nas corridas de F1, categoria mais popular do automobilismo.


O lado esportivo da empresa sempre foi bem sucedido e conquistou resultados importantes ao longo da história. Entre eles, importantes vitórias na tradicional corrida de 24 horas de Daytona, realizada em Daytona Beach, Flórida, EUA. A conquista de 1967 foi especialmente marcante para os italianos, que tiverem uma amplo domínio durante a prova.

Para celebrar no Salão do Automóvel de Paris, em 1968, a marca apresentou ao mundo a Ferrari 365 GTB4. Substituta da 275 GTB4, logo recebeu o apelido de Daytona, em alusão ao domínio no circuito.

Uma forma inclusive, de tripudiar sobre o Ford GT40, que dominou a corrida de Lemans  de 1966 a 1969. Era a revanche italiana!

Conhecida por ser a última Ferrari com motor V12,  e design de Pininfarina, é um de seus modelos mais clássicos. O motor ganhava um bloco maior em comparação ao modelo anterior e com 4,4 litroscarburadores, alcançava os 352 Cv. Outro destaque do modelo é a faixa de plástico de Plexiglass que cobria a dianteira e fornece um visual único.

Ao todo foram produzidas cerca de 1.284 unidades do modelo cupê e 122 conversíveis, voltadas para as ruas, com a carroceria de aço.

O modelo voltado as corridas, contudo, tinha algumas modificações, entre elas a carroceria de alumínio. O material garantia mais leveza e maior velocidade a 365 GTB4, que venceu às 24 horas de Lemans de 1972 a 1974. Curiosamente, o modelo nunca ganhou a prova pela qual recebeu o apelido. A vitória de 1967, foi conquistada pela 330 P4.

Em 1974 a Daytona, primeiro modelo a vender mais de 1.000 unidades, foi substituída pela 365 GTB4 Berlinetta. Um mito, em volta do modelo, porém, permaneceria.

Available Now – 1971 Ferrari 365 GTB/4 ‘Daytona’ Group IV Conversion from Girardo & Co. on Vimeo.

 

Ferrari 365 GTB4 Daytona em alumínio: o mito que se provou verdade

Embalada pelo sucesso de vendas da versão tradicional da Daytona, a marca italiana produziu, a época, cinco unidades com carroceria de alumínio para rodar nas ruas. Destas, apenas uma foi comercializada e estava desaparecida há quase quatro décadas. Assim, muitos especialistas acreditavam que esse modelo não passava de um mito… Até junho de 2017.

A descoberta aconteceu em uma garagem no Japão e confirmada após uma avaliação da RM sotebys. O que se sabe até o momento é que o modelo teve apenas 3 donos e desembarcou no Japão em 1971.

Em 1980, o último dono, Makoto Takai, a comprou e a guardou, permanecendo “escondida” desde então. Embora a 365 GTB4 Daytona de alumínio encontrada seja a única no mundo seu valor estimado para leilão não é dos mais altos. Deteriorada pelo tempo e necessitando de reformas, os responsáveis pelo leilão estimam lances entre R$ 5 e R$ 6 milhões.

Que o futuro dono possa recuperar o veículo e colocá-lo em uso, como todo superesportivo merece!

Aqui na Paíto Motors, você encontra o melhor dos superesportivos de luxo e, claro, da Ferrari. Quer saber mais sobre o mundo dos carros de luxo e outras novidades de nossa loja? Acompanhe nossas redes sociais.

Possuí alguma dúvida ou sugestão.


Veja mais no site Oficial da Ferrari: http://auto.ferrari.com/en_EN/sports-cars-models/past-models/365-gtb4/

[Fotos: Reprodução RM Sotheby’s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Veja como transferir pontos da CNH

VER MAIS

Veja como transferir pontos da CNH

Quais são os tipos de tração? Entenda

VER MAIS

Quais são os tipos de tração? Entenda

Como escolher o melhor carro para viajar!

VER MAIS

Como escolher o melhor carro para viajar!

Placas do Mercosul: tire suas dúvidas aqui!

VER MAIS

Placas do Mercosul: tire suas dúvidas aqui!