Curiosidades do Mundo Automobilístico

Estilo de carro: carros clássicos no mercado de luxo

Comumente, os carros clássicos são aqueles que fizeram história à sua época por terem revolucionado o mercado automobilístico a ponto de manterem seu legado preservado na memória das pessoas e se tornarem o sonho de consumo das gerações seguintes.

Se algum dos clássicos deixou saudades ou você deseja ter a oportunidade de sentir na pele como é um ícone do automobilismo, então o artigo de hoje vai lhe agradar, pois apresentaremos a definição técnica de carro clássico, a importância de preservá-los, quando investir neles e o que considerar na hora da compra, além de quatro modelos que marcaram história na indústria automobilística.

Definição técnica

Outra forma de definir um carro como clássico é a partir dos pré-requisitos necessários para obter as cobiçadas placas pretas do Detran, as quais autenticam o automóvel como tal. Os requisitos são: possuir no mínimo trinta anos de história e conservar 80% de sua originalidade.

Ícones que marcaram história

A seguir, conheça os modelos clássicos de luxo que deixaram sua marca na história do mercado automobilístico.

Lamborghini Miura (1967-1973)

Esse clássico foi um dos responsáveis pela construção do legado da Lamborghini. À época, foram lançadas três versões, sendo elas a P400, a P400 S e a P400 SV. Todas contavam com um motor V12 central-traseiro e a potência era de 350 cavalos, 370 cavalos e 385 cavalos, respectivamente. O modelo topo de linha (P400 SV) possuía velocidade máxima de 300 km/h e atingia 100 km/h em 6,5 segundos, tornando-se o veículo mais veloz daquele período.

Jaguar E-type (1961-1974)

Esse modelo é lembrado como um dos mais belos de todos os tempos, mas, além de beleza, o Jaguar E-type ficou conhecido igualmente por seu excelente desempenho, visto que a marca inglesa investiu em inovadores conceitos de aerodinâmica, chegando a testar o E-type até mesmo em túneis de vento.

O exemplar contava com um motor 3.8 de seis cilindros em linha, 265 cavalos de potência, duplo comando de válvulas e três carburadores, resultando na incrível marca de 240 km/h de velocidade máxima.

Mercedes 300 SL (1954-1963)

Com suas memoráveis portas asa de gaivota, o Mercedes 300 SL foi lançado como o primeiro modelo no mundo a dispor de um motor de injeção de gasolina sem carburador, sendo considerado o automóvel mais veloz da sua época por atingir a marca de 260 km/h de velocidade máxima. Essa poderosa versão contava com um motor de 6 cilindros e 3 litros, câmbio manual com quatro marchas e potência de 220 cavalos.

Ferrari 250 GTO (1962-1964)

Obviamente, não poderíamos deixar de mencionar a Ferrari 250 GTO, reconhecida como o carro mais caro já leiloado, e não é para menos. Esse modelo conquistou 16 vitórias das 19 corridas que disputou. Mas, além de apresentar um excelente desempenho nas pistas, o GTO também podia rodar em vias públicas.

Dentre as características que mais se destacam, podemos mencionar o visual marcante, o câmbio de cinco marchas e o motor 3.0 V12 de 300 cavalos, que permitia uma velocidade máxima de 280 km/h.

A importância de preservar os carros clássicos

Como mencionado anteriormente, para que um automóvel seja considerado um clássico no Brasil, é necessário que ele tenha sido lançado há pelo menos 30 anos e conserve 80% da sua originalidade, ou seja, trata-se de um veículo longevo e que deve manter significativa parte dos componentes originais, o que pode ser difícil, haja vista que o modelo não é fabricado mais.

Além disso, geralmente os clássicos automotivos se mantêm grande parte do tempo retidos em garagens, pois muitos proprietários são colecionadores que dispõem de uma vasta coleção, não possuindo tempo hábil para usufruir igualmente de todos os modelos. Convém destacar, ainda, que comumente os proprietários fazem uso dos carros clássicos em ocasiões específicas, como eventos sociais, momentos de lazer e reuniões com outros colecionadores, por exemplo.

O problema de manter o automóvel parado por longos períodos é que, ao contrário do que muitos possam imaginar, ele também sofre com a ação do tempo. A título de exemplo, se o óleo do motor não for trocado com regularidade, ele se solidificará e não será mais possível lubrificar os componentes internos do motor, a fim de prevenir o desgaste entre eles. Ademais, as peças podem ficar ressecadas, contribuindo com o processo de degradação mesmo com o veículo parado.

Assim sendo, é de suma importância realizar a manutenção preventiva e preditiva periodicamente com um técnico ou equipe técnica especializada, a fim de preservar a coleção de carros ou até mesmo negociar por um bom valor.

Quando investir em carros clássicos

Os clássicos são ideais para colecionadores, apreciadores de um determinado modelo antigo ou até mesmo investidores que busquem por oportunidades alternativas de investimentos, tendo em vista que os carros clássicos valorizam muito com o passar dos anos justamente por não serem mais produzidos.

Pontos que devem ser considerados antes de adquirir um carro clássico

Há dois pontos que devem ser levados em consideração no momento de adquirir um carro clássico. O primeiro deles é a credibilidade de quem está oferecendo o veículo à venda. Portanto, faça contato com fornecedores reconhecidos no mercado, clubes regionais de colecionadores de carros ou até mesmo a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) para obter contatos de confiança.

Ser cauteloso nesse momento é fundamental, porque pessoas má intencionadas aplicam golpes, principalmente administradores de sites fraudulentos que anunciam leilões de carros clássicos.

Sendo assim, caso você opte por realizar uma avaliação de valores e propostas na internet, suspeite de endereços eletrônicos sem a extensão “.br” junto ao domínio e páginas que não informam o nome do responsável pelo leilão. Vale salientar que, além de conter o nome do leiloeiro, é preciso que ele esteja cadastrado na Junta Comercial do seu estado.

O segundo ponto diz respeito aos valores oferecidos, documentação disponível e estado de conservação do veículo. Após obter uma rede de contatos de confiança, converse com cada um deles e avalie os três aspectos mencionados acima para negociar o melhor valor, certificar-se de que o automóvel é mesmo do anunciante e verificar se ele de fato está em perfeitas condições.

Com essas dicas em mãos, certamente você obterá carros clássicos de alta qualidade. E se você chegou até aqui porque é um entusiasta do mundo automotivo, siga-nos nas redes sociais para acompanhar as próximas postagens. Estamos presentes no Facebook, Instagram e YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Carro conceito: entenda mais sobre!

VER MAIS

Carro conceito: entenda mais sobre!

Saiba quais os cuidados necessários com carro de luxo preto

VER MAIS

Saiba quais os cuidados necessários com carro de luxo preto

Head up display: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

Head up display: entenda o que é e como funciona

Veja como transferir pontos da CNH

VER MAIS

Veja como transferir pontos da CNH