As montadoras Audi, BMW e Mercedes-Benz são marcas de carro aclamadas em todo o mundo. No Brasil, elas já contagiaram a maioria das cidades. Não é difícil ver um supercarro fabricado por alguma delas circulando pelas ruas e estradas.
Contudo, sempre existirá aquela que abrange uma parcela maior do mercado. Consequentemente, a montadora com a qual a população tem mais carinho e desejo por seus carros. Pensando nisso, nós resolvemos escrever este artigo.
Nele, mostraremos um breve histórico das 3 marcas, seu posicionamento de mercado e os principais modelos de carro. Assim, você pode entender qual delas é a mais queridinha na sua opinião.
O que a Audi, BMW e Mercedes-Benz têm em comum?
Antes de qualquer coisa, é importante entender o que essas 3 montadoras têm em comum. Afinal, isso é importante para identificar a razão por trás da grande disputa por mercado que existem nessas marcas.
Inicialmente, ambas vêm de um mesmo lugar: a Alemanha foi a casa de origem de todas elas. Além disso, elas também disputam por um mesmo perfil de cliente. Ou seja, aquele que é mais exigente com o carro e quer um item de luxo e conforto, mas que não abrem mão do desempenho e esportividade.
Apesar de terem origem europeia, ambas já estão no mercado brasileiro há muitos anos. Mais um motivo para acirrar ainda mais a “disputa” que existe entre elas. Nos próximos tópicos, discorreremos separadamente sobre cada uma.
Audi
Os 4 anéis de Ingolstad são a marca registrada de uma das maiores montadoras do mundo. Apesar de ter ingressado no universo do automobilismo a partir de 1966, sua história inicia muito antes, nos anos de 1885.
Ela originou da união de diversas empresas do setor, e cada anel do logotipo da companhia representa a junção desses negócios. O foco era criar uma marca forte com o posicionamento em veículos de altíssimo desempenho e, principalmente, luxo. Um dos modelos mais icônicos e aclamados da marca é o grandioso Audi A4. Conheça mais sobre ele!
Audi A4
O A4 é o modelo que a Audi vem focando seus esforços de venda. Trata-se de um supercarro com motor de 190 CV de potência e um torque médio de incríveis 32,6 kgf/m. É um sedã que carrega todas as famosas linhas arredondadas da marca.
O que impressiona é o seu consumo: apesar de ter um motor 2.0 com tanta potência, o veículo consegue fazer boas médias em cidade e estrada. Provavelmente, graças ao seu peso de pouco mais de 1.400 kg, um bom número para um veículo sedã muito luxuoso e tecnológico.
Mercedes-Benz
Fundada na Alemanha no ano de 1900, a Mercedes-Benz recebe esse nome graças aos seus fundadores. Emil Jellinek homenageou sua filha de apenas 11 anos, chamada Mercedes, sendo o segundo termo herdado de seu sócio Carl Benz.
Ela ficou famosa no Brasil por meio do mercado de caminhões no ano de 1956 com o L-312, o melhor veículo pesado da época. Até hoje, a montadora é sinônimo de durabilidade e confiabilidade nesse segmento de mercado.
Contudo, ela também tem um posicionamento forte no setor de automóveis. O foco da montadora é o luxo. Seus veículos têm um design mais sóbrio com linhas mais discretas. Um de seus principais modelos atualmente é o C300.
Mercedes-Benz C300
O C300 respeita a tradição da montadora em todos os aspectos. É um carro com design mais conservador, porém, sem abrir mão do desempenho e tecnologia. Com um motor de 248 CV e um 0 a 100 de 6,2 segundos o supercarro impressiona mesmo os amantes da esportividade.
Um detalhe interessante é o consumo de combustível. Apesar de tanta potência o veículo não pode ser considerado como um “beberrão” de gasolina, muito diferente de seus principais concorrentes.
BMW
A BMW surgiu originariamente como uma fabricante de motores para aviões durante a primeira e segunda Guerra Mundial. Ao final dos conflitos, a empresa quase faliu e por pouco não foi adquirida pela sua rival histórica a Mercedes-Benz.
Por volta dos anos 50 ela voltou ao mercado automobilístico, focando exclusivamente em carros mais luxuosos e potentes. Atualmente, ela é uma das fabricantes que têm o maior número de veículos elétricos ou híbridos no mundo. Entre seus carros mais icônicos temos o 330i, que apresentaremos com mais detalhes no próximo tópico.
BMW 330i
A família de sedãs da BMW é conhecida pela esportividade, luxo e conforto a bordo. Logo, com o 330i não poderá ser diferente. Ele é equipado com um motor de 258 CV e um torque nada desprezível de 40,8 kgf/m. Todo esse rendimento ocorre graças a um sistema de injeção direta de combustíveis. Além disso, existe um sistema variado na fase de admissão e escapamento.
Além disso, o 330i conta com todo o design de tirar o fôlego que a BMW sempre inclui em seus veículos. Apesar de ter números de motorização impressionantes, o veículo não deixa de lado o requinte e o conforto abordo. Tudo o que um amante de supercarro precisa para ter uma excelente vida a bordo dessa máquina.
Afinal, como definir a melhor montadora entre as 3 alemãs?
Quando você tem montadoras centenárias como Audi, BMW e Mercedes Benz é muito complicado afirmar que uma é melhor que a outra. Afinal, existem questões relacionados ao design e itens de série que podem ser relevantes para uma pessoa e não tão importante para outra.
O que você precisa reconhecer é que, independentemente do seu gosto, ambas são sinônimo de luxo, confiabilidade, durabilidade e beleza. Logo, a vitória das marcas é definida pelo consumidor. Ou seja, você deve avaliar as principais características dos modelos de cada marca e tomar a decisão de comprar um carro de acordo com suas necessidades e desejos.
Ao conhecer os principais detalhes de Audi, BMW e Mercedes Benz você terá mais facilidade para fazer essa escolha. Além disso, também pode adquirir veículos de cada uma delas em momentos diferentes da vida. Tudo dependerá do seu perfil e necessidades atuais.
Gostou deste artigo? Então, assine a nossa newsletter para não perder nenhuma novidade a partir de agora.
Muito bom a matéria.
Se desse gostaria que escrevesse uma idêntica a essa sobre a Lamborghini, Porsche e Ferrari