AudiAutomobilismocarro de luxoCorridas e competiçõesDesignHistóriaLe Manssuperesportivos

Audi R8: O superesportivo da Audi

A Audi é conhecida pela alta confiabilidade, qualidade e tecnologia utilizada em seus veículos.

A marca, porém, ficava atrás das concorrentes quando o assunto eram os superesportivos voltados para a estrada no início da década passada,

E isso mesmo com os alemães apresentando bom desempenho nas pistas, conquistando 3 títulos seguidos nas 24 Horas de Le Mans.

Audi R8: inspiração que veio das pistas

As vitórias na prestigiada prova de endurance, acabou inspirando o carro conceito Audi Le Mans quattro, apresentado ao mundo em 2003.

Fonte: Reprodução do site Supercars: 2003 Audi Lemans Quattro Concept

Ao contrário de muitos conceitos que acabam não sendo produzidos, ou quando são, acabam sofrendo grandes alterações, o Le Mans quattro daria origem a um dos maiores sucessos da história da montadora: o R8.

Apresentado ao mundo em 2006, no Salão do Automóvel de Paris, o R8 contava com linhas gerais similares ao carro conceito que o inspirou.

Seu motor e plataforma vinham da Lamborghini Gallardo, unindo o melhor dos carros alemães a potência dos italianos.

Na época Jacky Ickx, 6 vezes campeão das 24 horas de Le Mans, chegou a declarar que o R8 era o melhor carro de estrada daquele momento.

Fonte: Reprodução do site Motor Trend Faster: Audi R8 of Le Mans

O Audi R8 foi um grande sucesso, recebendo diferentes versões, incluindo uma spyder e uma equipada com motores elétricos.

Fonte: Reprodução do site All The Cars Audi R8 Spyder

Nada superaria, porém, a versão GT lançada em 2012.

A chegada do Audi R8 GT: não é performance, é experiência.

A versão de alta performance do R8 foi produzida de modo limitado, existindo apenas 333 unidades pelo mundo.

O motor FSI 5.2 teve sua potencia elevada para 560 cv, entregando velocidade máxima de 320 Km/h e sendo capaz de fazer de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos.

O GT não apenas é mais poderoso que a versão convencional como também é mais leve. Entre as mudanças que contribuíram para esse fato se destaca a troca dos amortecedores.

Saíram os amortecedores magnetorheológicos para a entrada coilover ajustáveis com altura de passeio.

Assim, não apenas o peso foi reduzido como o manuseio do proprietário foi aprimorado.

Fonte: Reprodução do site Car Magazine: Audi R8 GT (2010) Review

O R8 GT, porém, não é apenas um carro incrível. Ele também oferece uma experiência única.

Seus assentos são fundos como o de um carro de corrida (talvez um pouco menos estreitos) e conta com um cinto de segurança de quatro pontas da Scrotch.

O assento baixo transmite a sensação de que se esta no carro e não acima dele. Além disso, o motorista jamais sente aquela impressão de estar sendo puxado para fora do banco.

Fonte: Reprodução do site Fourtitude: Driven Audi R8 GT

Quando se dirige um R8 GT é como se estivesse em um carro de corrida de Le Mans.

Como se não bastasse, o modelo apresenta uma excelente dirigibilidade nas ruas, com tecnologias de auxílio ao motorista e um ronco de motor poderoso.

O futuro do R8

Em 2015 o Audi R8 chega a sua segunda geração, baseado no Modular Sport Systems, plataforma compartilhada com o Lamborghini Huracán.

Inicialmente a nova geração foi disponibilizada em versões com motores totalmente elétricos e equipada com motores V10 5.2 FSI.

Fonte: Reprodução do site Jornal o Globo: Audi R8 E-Tron 450Km de autonomia

Se anteriormente era possível encontrar o R8 com cambio manual, o mesmo não se repete com a segunda geração, onde todos os veículos possuem cambio automático.

O R8 ainda ganharia uma versão spyder convencional em 2016, um versão sypder de alta performance no meio de 2017, mesmo ano que  ganhou uma versão chamada R8 RWS.

Fonte: Reprodução do site Motor 1: Audi R8 RWS

Em 2018 a montadora promove um facelift no modelo, com alterações no design, que ganhou maior agressividade e referências a modelos bem sucedidos da marca.

Em pouco mais de uma década o R8 já fez história na Audi. Que venham outras gerações do superesportivo alemão!

Quer conferir mais histórias de modelos,  personalidades e marcas da indústria automotiva? Continue acompanhando nosso blog!

E não se esqueça de curtir nossas páginas nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades da Paíto Motors!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *