Na primeira década do século XX a Porsche chocou seus fãs mais puristas ao lançar um modelo que se diferenciava de sua linha histórica.
A marca alemã conhecida por seus superesportivos apresentou ao mundo seu primeiro SUV, o Cayenne, um de seus maiores sucessos de vendas.
E não parou por aí!
Em 2009 a Porsche surpreendeu mais uma vez e lançou um dos sedans de luxo mais desejados: o Panamera.
Porsche Panamera: a história por trás da máquina
Apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Xangai, China, em abril de 2009, o Porsche Panamera surpreendeu pela beleza, potência e ousadia.
Assim como no caso do Cayenne, o modelo também despertou a ira dos fãs mais puristas da marca por não ser um esportivo leve.
Considerado um carro de luxo grande, com 4 portas, motor frontal e um total de 1.800 kg, o Panamera se difere por completo dos clássicos 911.
Seu nome deriva da linha Porsche Carrera, uma referência ao sucesso da companhia na Carrera Panamericana Race disputada entre 1950 e 1954.
A história da Porsche, entretanto, não inspirou apenas o nome do Panamera.
O modelo é baseado em carro conceito Porsche 989, desenvolvido entre 1989 e 1991.
Na época o crescimento das vendas do 928 levou os executivos da empresa a lançarem outro veículo de grande porte.
O quatro portas seria uma alternativa mais funcional ao dia a dia sem perder a potência e sofisticação característicos da marca.
Para comandar o projeto a empresa escolheu o engenheiro Ulrich Bez e determinou que o carro deveria ser luxuoso e confortável sem perder a natureza esportiva.
Buscava-se assim se diferenciar da Mercedes-Benz e BMW que tinham larga experiência em sedãs de grande porte de luxo.
A saída de Ulrich Bez da Porsche em 1991 acabou decretando o fim do projeto, embora o 989 estivesse em desenvolvimento avançado.
Com a forte queda nas vendas do 928 os executivos da companhia repensaram a sua viabilidade.
Acreditando que os riscos do modelo não alcançar o sucesso eram altos, em 1992 o projeto do 989 foi oficialmente encerrado.
Embora a Prosche tenha inicialmente informado que o único protótipo do modelo tenha sido destruído, posteriormente admitiram que o mantiveram guardado.
De tempos em tempos a companhia exibe o 989 em seu museu, na cidade de Stuttgart.
O Panamera é considerado por muitos o sucessor do 989, quase 20 anos após o projeto ter sido cancelado.
Assim como conceito do final dos anos 80, o veículo também traz semelhanças em seu design com o 911.
É no interior onde as diferenças entre o sedã de luxo e o superesportivo ficam bastante evidentes.
O Porsche Panamera possui um interior luxuoso com diversos itens de tecnologia voltados ao conforto.
A primeira geração do modelo foi produzida de 2010 a 2016, contando com diferentes versões, inclusive uma híbrida.
Essa geração também passou por um facelift em 2013, com alterações nos para-choques dianteiros e traseiros.
Em 2017 a Porsche lança a segunda geração do Panamera, maior, mais largo e mais alto que a primeira geração.
Além disso, o interior foi redesenhado, ganhando um painel sensível ao toque, substituindo os botões e ganhou um tacômetro central, uma referencia ao 356 A de 1955.
A nova geração do Panamera também provocou a decisão da companhia de parar com a produção de modelos movidos a diesel.
Em agosto de 2017 a revista automotiva alemã Auto Motor Und Sport divulgou que os modelos Panamera 4S Diesel e Panamera Sport Turismo 4S Diesel emitiam mais poluentes que o permitido.
Imediatamente a Porsche tirou os modelos de seu portfólio e em setembro de 2018 anunciou a decisão de parar de produzir veículos a diesel.
Que o Porsche Panamera tenha vida longa e se torne um novo clássico dessa marca que reúne tantos fãs e admiradores pelo mundo!
Para ter acesso a mais histórias e curiosidades sobre a indústria automotiva e ficar por dentro de tudo que acontece em nossa loja curta nossas páginas nas redes sociais!
Até a próxima!