Alfa RomeoCarroDesignFerrariFiatHistóriaSem categoria

Giorgetto Giugiaro – A história do designer automotivo do século – Parte 2

No artigo anterior de nosso blog começamos a contar a história daquele que foi considerado o designer automotivo do século XX: Giorgetto Giugiaro.

Nascido no norte da Itália, Giorgetto começou sua carreira ainda jovem, trabalhando como aprendiz na FIAT aos 14 anos.

Fonte Reprodução do site: Gulf News: Motoring Giorgetto Giugiaro style king

Aos 21, se uniu ao estúdio de Nuccio Bertone, onde foi responsável por modelos de marcas como Alfa Romeo, BMW, Simca, Iso e FIAT.

Durante esse período passou a ser conhecido na indústria automobilística, e  após sair da Bertone e ter uma rápida passagem pela Ghia, fundou a Italdesign em 1968.

Fonte: Reprodução do site Car Boy Design: ItalDesign Logo

Era o início de uma trajetória que levaria tanto Giorgetto como sua empresa a consagração.

Giorgetto Giugiaro: da fundação da Italdesign a década de 1990

Após se unir ao brilhante engenheiro de produção Aldo Mantovani para criar a Italdesign, Giorgetto teve uma fase brilhante.

De 1968 a 1971 chamou a atenção da indústria automotiva, unindo ao seu portfólio projetos para marcas como Abarth, Suzuki e Porsche.

Entre os projetos do período, porém, se destacam o supercarro Bizzarrini Manta, o carro conceito Iguana 33/2 Alfa Romeo, o Maserati Bora e o sedan Alfasud.

Fonte: Reprodução do site Classic Driver Article: Cars Classic Concept 1968 Bizzarrini Manta
Fonte Reprodução do site YouTube Iguana 33/2 Alfa Romeo
Fonte: Reprodução do site Quatro Rodas: Noticias Maserati Bora
Fonte: Reprodução do site Fundos Wiki: Alfa Romeo Alfasud

Seus projetos chamaram a atenção de Kurt Lotz, que estava frente da Volskwagen e enxergava no estúdio italiano a possibilidade de renovar seus produtos.

Assim, o estúdio italiano foi contratado pelos alemães. Dos diferentes projetos do período apenas o Golf foi levado à frente.

Fonte Reprodução do site Flat Out os carros mais vendidos desenhados por Giorgett VW Golf

Lotz cedeu lugar a Rudolf Leiding à frente da montadora, e não acreditou nos projetos que vinham sendo desenvolvidos.

Nem mesmo no Golf. Segundo Leiding, não era possível que o modelo funcionasse comercialmente, mas já era tarde demais para mudanças.

Mesmo assim, continuaram a trabalhar com os alemães, e em 1973, dois anos após iniciarem a parceria chegou ao mercado o Volkswagen Passat.

Fonte: Reprodução do site Planet Carsz: volkswagen Passat

No ano seguinte o Golf chegou ao mercado e contrariando as previsões se tornou um dos maiores sucessos da marca.

O próprio Giorgetto considera o Golf o seu melhor e mais importante design.

Vídeo/Reprodução: Canal Auto Bild no Youtube.com – Título do Vídeo: VW Golf 1 (1974) – Der Generations-Countdown/Review/Test/Bilster Berg. Descrição: Im ersten Teil unseres Golf Countdowns geht es um den kleinen Kompakten von 1974. Im Golf 1 gab es noch keinen Schnickschnack, sondern nur was man zum fahren braucht.

Vale ressaltar que o período de 1973 a 1976 pode ser considerado o auge de GIugiaro, tanto em quantidade de modelos como em qualidade. Foram nove lançamentos no período.

Além dos já citados Passat e Golf, ganharam as ruas o Volkswagen Scirocco; Alfa Romeo Alfetta GT e Alfasud Sprint; Hyundai Pony; Masserati Quattroporte e o Lotus Spirit.

Durante a década de 1980 assinou o projeto de dois dos modelos de maior sucesso da história da Fiat: o Panda e o Uno.

Fonte: Reprodução do site Flat Out: os carros mais vendidos desenhados por Giorgetto

A primeira metade da década ainda seria marcada pelos lançamentos de  modelos como o Delorean DMC, SAAB 900, Isuzu Gemini, Seat Ibiza.

Sem contar o desenvolvimento de três carros conceitos para Lancia, um para Lottus e um para a Ford.

Fonte: Reprodução do site 2 Times Auto Giorgetto Giugiaro and John Delorean

Com um nome forte no mercado, o estúdio passou a ter um volume de trabalho cada vez maior, não sobrando tempo para o desenvolvimento de conceitos.

Durante esses anos as qualidades dos trabalhos caíram sensivelmente e a carreira do designer automotivo parecia em trajetória descendente.

Até que em 1988 deu a volta por cima com três lançamentos junto com os alemães da Audi: Aztec, Aspid e Asgard.

Fonte: Reprodução do site Car Styling 1988 Italdesign Aztec, Azpid e Asgard

Os modelos mostraram a força tanto de Giugiaro como da Italdesign, mantendo a relevância do estúdio na década que viria a seguir.

Em um próximo artigo terminaremos de contar essa história que adentra no novo século com mais modelos que marcaram a indústria automotiva.

E para ficar por dentro de todas as novidades da Paíto Motors, curta nossas páginas nas redes sociais.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *