Curiosidades do Mundo Automobilístico

Giorgetto Giugiaro – A história do designer automotivo do século – parte 1

Com a evolução da indústria automobilística o design e desenhos dos carros ganharam cada vez mais importância.

Ao longo do tempo os apaixonados por carros foram agraciados com modelos de tirar o fôlego pela beleza e cuidado com as linhas.

View this post on Instagram

As mais belas curvas em três designs maravilhosos • Ferrari, Lamborghini e Porsche! #paitomotors #silhouette #carsilhouette #porsche #ferrari #scuderiaferrari #lamborghini #silhueta #qualidade #confiança #transparencia #supercars #fastcars #superesportivos

A post shared by Paíto Motors (@paitomotors) on

Não à toa o setor abriga alguns dos maiores profissionais de design do mundo, como o italiano Giorgetto Giugiaro.

Assinando o projeto de modelos das principias marcas, Giugiaro desempenhou um importante papel no desenvolvimento de automóveis.

Nesse post contamos a história desse profissional que, em 1999, recebeu o prêmio de Designer Automotivo do Século.

Giorgetto Giugiaro: do início da carreira até a Italdesign

O título dado a Giugiaro gera debates. Há aqueles que consideram que as obras de Pininfarina ou Harley Earl’s foram mais influentes para o setor.

Não há dúvidas, porém, que Giorgetto é um dos designers mais prolíficos ainda vivos, atendendo a diferentes companhias.

Ele está naquele grupo de profissionais que é capaz de projetar supercarros de tirar o fôlego, tanto quanto assinar desenhos de veículos populares.

Nascido na cidade de Garesio, na Itália, em 1938, foi desde cedo influenciado pelas artes, devido ao seu pai, que era pintor.

Aos 14 anos de idade se muda para Turim e se matricula na escola de design de Golia, um popular caricaturista italiano da década de 1920.

Durante uma festa, o sobrinho de Golia, Dante Giacosa, engenheiro chefe da Fiat, vê os desenhos de carro de Giorgetto e oferece um cargo de aprendiz na FIAT.

Começava assim uma rica trajetória no design automotivo.

3 anos após a experiência é contratado para o Centro de Estilo de Carros Especiais da FIAT, onde passa 4 anos de grande frustração.

Seu supervisor imediato não apresentou nenhum dos seus projetos ao chefe do centro durante esse período.

Para tentar mudar a situação, apresenta alguns projetos a Nuccio Bertone, um dos grandes nomes do setor da época, que solicitou um projeto experimental.

Bertone vendeu o projeto de Giugiario para a Alfa Romeo e chamou aquele ainda jovem talento para trabalhar com ele.

Pouco depois seria lançado o Alfa Romeo 2600 Sprint, o primeiro modelo a levar a assinatura do designer.

Fonte: Reprodução do site Classic Driver: Alfa Romeo 2600 Sprint

Um ano depois, porém, o designer foi convocado para o serviço militar, necessitando se afastar de Turim.

Bertone, ciente do talento que tinha em mãos, alugou um quarto de hotel e instalou nele uma mesa de desenho.

Assim, quando estivesse de folga do serviço militar, Giorgetto poderia continuar trabalhando no design do Alfa Romeo Giulia.

Nesse mesmo período desenhou a primeira de suas três ferraris, a 250 GT SWB Bertone, lançada em 1960.

Fonte: Reprodução do site Classic Car Weekly: Ferrari 250 Gt Speciale

Nos anos seguintes seria responsável ainda pelo BMW 3200CS, Simca 1000 Coupé e Iso Rivolta GT 300/340.

Fonte: Reprodução do site RM Sotheby’s: 1965 BMW 3200CS

Fonte: Reprodução do site Youtube: Simca 1000 Coupê

Fonte: Reprodução do site Elvezio: Other Makes Iso Rivolta

Giugiaro ainda estaria à frente do carro conceito The Canguro, da Alfa Romeo.

O modelo, apresentando no Salão de Paris de 1964, se tornou um dos preferidos do designer, mas, apesar da boa recepção nunca foi produzido em série.

https://www.youtube.com/watch?v=EthDuCDqw-o

Vídeo/Reprodução: Canal Lucca Carrabba no Youtube.com – Título do Vídeo: ALFA TZ2 CANGURO 1964. Descrição: Una delle vetture restaurate, una delle più belle, unica ed impossibile. il risultato lo lasciamo giudicare a voi.

No mesmo ano também produziria o design de um Ford Mustang conceito para a publicação Automobile Quarterly.

Seu último modelo participando do time da Bertone foi o Fiat 850 Spider, lançado no Salão de Genova de 1965.

Fonte: Reprodução do site Car Styling: 1965 Fiat 850 Spider

Com apenas 10 anos de carreira como profissional, Giorgetto Giugiario já se tornava uma referência na indústria automotiva.

Em 1966, deixa a companhia de Nuccio Bertone e ruma para uma rápida e frustrante passagem na Ghia.

Descontente, deixa a empresa e se une ao engenheiro de produção Aldo Mantovani e funda o que viria a ser um dos maiores estúdios de design do mundo, o Italdesign.

Fonte: Reprodução do site CG Trader: Giugiaro ItalDesign

A partir daí, Giugiaro escreveu, definitivamente, seu nome na história da indústria, se tornando uma das grandes lendas do design automotivo.

Para conferir o restante dessa história, continue acompanhando nosso blog.

E você? Já teve o prazer de pilotar alguma das máquinas projetadas por Giorgetto Giugiaro? Conta para nós nos comentários!

E para ficar por dentro de todas as novidades de nossa loja, curta nossas páginas nas redes sociais.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!

VER MAIS

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!

PPF: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

PPF: entenda o que é e como funciona

Você sabe como carregar carro elétrico durante a viagem?

VER MAIS

Você sabe como carregar carro elétrico durante a viagem?

Por que ter um Porsche na garagem? Confira!

VER MAIS

Por que ter um Porsche na garagem? Confira!