Curiosidades do Mundo Automobilístico

A história da Land Rover – Das bicicletas aos automóveis. (Parte 01)

O século XXI trouxe para as ruas das cidades um novo protagonista: os utilitários esportivos, conhecidos pela sigla SUV.

Não que esse tipo de veículo fosse uma grande novidade. Os primeiros modelos da categoria foram lançados durante a década de 1930.

Fonte: Reprodução do site O Sul: Land Rover SUV Range Rover

Mais precisamente em 1935, quando a Chevrolet lançou o Suburban.  Três anos depois, em 1938, a URSS lançaria o GAZ-61, o primeiro com tração 4×4.

De lá para cá os utilitários esportivos caíram no gosto dos consumidores, tendo um pico de popularidade nesse século.

Até mesmo a Porsche, famosa pelos superesportivos, entrou na tendência e lançou o seu modelo da categoria.

O Cayenne foi uma aposta arriscada, mas que deu muito certo, sendo um dos veículos mais populares da história da marca.

Fonte: Reprodução do site Porsche – Models

É impossível, porém, falarmos de SUVs sem citarmos uma das marcas responsáveis por um dos modelos mais queridos da categoria: a Land Rover.

Rover: Os Primeiros Anos

A britânica Rover Company começou sua trajetória no ramo das bicicletas, sendo responsável por lançar a “Safety Bicicle”, em 1885.

E acredite: não foi pouca coisa!

Fonte: Reprodução do site Vintage Bicycle: The Rover Safety Bicycle

A bicicleta da Rover trouxe uma verdadeira revolução para as magrelas, sendo considerada a primeira “bicicleta moderna”.

Mesmo com o grande sucesso, a companhia resolveu partir para a produção de veículos automotores.

A nascente indústria automotiva conquistava e empolgava os empreendedores da época.

Em 1899, Starley, um dos fundadores da empresa, importou da França motores de bicicleta Peugeot e passou a desenvolver projetos de forma experimental.

Infelizmente, porém, veio a falecer dois anos depois, não presenciando o lançamento da primeira motocicleta a levar o nome Rover.

A Rover Imperial trazia importantes inovações, como um carburador de pulverização, motor de suporte inferior e válvulas operadas mecanicamente.

Vídeo/Reprodução: Canal Cafe Racers GR no Youtube.com – Título do Vídeo: The Rover Imperial Vintage Motorcycle Manufacture. Descrição: Sit back and watch this enchanting video of a Rover motorcycle being constructed back in the good old days of hand crafted machinery. From casting the cylinders to machining the crank and assembling the engine, this a wonderful insight into the vintage days of building motorcycles for the road. Keep your eye out for the test rider who hits the water feature with a little bit too much enthusiasm! The Rover company began to develop and produced the Rover Imperial motorcycle in November 1902. This was a 3.5hp diamond-framed motorcycle with the engine in the center and ‘springer’ front forks, an improvement ahead of its time. The first Rover motorcycle had innovative features such as a spray carburetor, a bottom-bracket engine, and mechanically operated valves. Featuring a strong frame with double front down tubes and a good quality finish, over a thousand Rover motorcycles were sold in 1904.

Com uma estrutura robusta e excelente qualidade, alcançou a marca de 1.000 unidades vendidas em 1904. Um sucesso para época.

Apesar disso, um ano depois a companhia decidiu suspender a fabricação de motos e se voltou quase que com exclusividades às bicicletas.

Quase, pois, uma das características dos anos iniciais da Rover era a diversidade de negócios.

Fonte: Reprodução do-site Wikipedia: John Kemp Starley

Starley, seu fundador, havia em 1888, fabricado um carro elétrico que nunca havia entrado em produção.

Após a sua morte, H.J Lawson, que havia assumido o negócio, decidiu que era o momento da companhia contar com um carro para chamar de seu.

Assim, contratou Edmundo Lewis da Daimler, e lançou, em 1904, o Rover Eight, um pequeno veículo de dois lugares, com 1327 cc.

Fonte: Reprodução do site Fav Cars: Images Rover 8 HP

Embora seja considerado o primeiro carro da empresa, ele não era montado sobre um chassi, mas sobre um backbone.

A experiência com esses veículos durou até 1912, quando com o início da Primeira Guerra o foco se voltou por completo às motocicletas.

Já em 1910, Lawson havia solicitado ao designer John Greenwood, que desenvolvesse um novo modelo de motocicleta.

Fonte: Reprodução do site: Yesterdays: Product Rover

O modelo de Greenwood foi lançado, no evento Olympia Show, quando vendeu quinhentas unidades.

O mercado de motocicletas parecia promissor para Rover, sendo que durante a Primeira Guerra, foi fornecedora de motos 499 cc para a Rússia.

Passado o conflito, a empresa decidiu se dedicar com maior intensidade aos carros.

Fonte: Reprodução do site Fine Art America UK Rover Magazine 1920’s

A década de 1920, porém, foi terrível para Rover, estando próxima, inclusive, de fechar as portas.

Em outro artigo iremos contar como a companhia virou o jogo e se tornou uma das marcas automotivas mais amadas do mundo.

Continue acompanhando nosso blog e não perca o final dessa história!

Até a próxima!

Comentários

  1. fernando schmidt disse:

    Excelente publicação!!!!!!!!!!!!

    1. blogpaito disse:

      Olá Fernando! Muito obrigado por acompanhar o nosso trabalho!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Veja como transferir pontos da CNH

VER MAIS

Veja como transferir pontos da CNH

Quais são os tipos de tração? Entenda

VER MAIS

Quais são os tipos de tração? Entenda

Como escolher o melhor carro para viajar!

VER MAIS

Como escolher o melhor carro para viajar!

Placas do Mercosul: tire suas dúvidas aqui!

VER MAIS

Placas do Mercosul: tire suas dúvidas aqui!