O século XXI trouxe para as ruas das cidades um novo protagonista: os utilitários esportivos, conhecidos pela sigla SUV.
Não que esse tipo de veículo fosse uma grande novidade. Os primeiros modelos da categoria foram lançados durante a década de 1930.
Mais precisamente em 1935, quando a Chevrolet lançou o Suburban. Três anos depois, em 1938, a URSS lançaria o GAZ-61, o primeiro com tração 4×4.
De lá para cá os utilitários esportivos caíram no gosto dos consumidores, tendo um pico de popularidade nesse século.
Até mesmo a Porsche, famosa pelos superesportivos, entrou na tendência e lançou o seu modelo da categoria.
O Cayenne foi uma aposta arriscada, mas que deu muito certo, sendo um dos veículos mais populares da história da marca.
É impossível, porém, falarmos de SUVs sem citarmos uma das marcas responsáveis por um dos modelos mais queridos da categoria: a Land Rover.
Rover: Os Primeiros Anos
A britânica Rover Company começou sua trajetória no ramo das bicicletas, sendo responsável por lançar a “Safety Bicicle”, em 1885.
E acredite: não foi pouca coisa!
A bicicleta da Rover trouxe uma verdadeira revolução para as magrelas, sendo considerada a primeira “bicicleta moderna”.
Mesmo com o grande sucesso, a companhia resolveu partir para a produção de veículos automotores.
A nascente indústria automotiva conquistava e empolgava os empreendedores da época.
Em 1899, Starley, um dos fundadores da empresa, importou da França motores de bicicleta Peugeot e passou a desenvolver projetos de forma experimental.
Infelizmente, porém, veio a falecer dois anos depois, não presenciando o lançamento da primeira motocicleta a levar o nome Rover.
A Rover Imperial trazia importantes inovações, como um carburador de pulverização, motor de suporte inferior e válvulas operadas mecanicamente.
Vídeo/Reprodução: Canal Cafe Racers GR no Youtube.com – Título do Vídeo: The Rover Imperial Vintage Motorcycle Manufacture. Descrição: Sit back and watch this enchanting video of a Rover motorcycle being constructed back in the good old days of hand crafted machinery. From casting the cylinders to machining the crank and assembling the engine, this a wonderful insight into the vintage days of building motorcycles for the road. Keep your eye out for the test rider who hits the water feature with a little bit too much enthusiasm! The Rover company began to develop and produced the Rover Imperial motorcycle in November 1902. This was a 3.5hp diamond-framed motorcycle with the engine in the center and ‘springer’ front forks, an improvement ahead of its time. The first Rover motorcycle had innovative features such as a spray carburetor, a bottom-bracket engine, and mechanically operated valves. Featuring a strong frame with double front down tubes and a good quality finish, over a thousand Rover motorcycles were sold in 1904.
Com uma estrutura robusta e excelente qualidade, alcançou a marca de 1.000 unidades vendidas em 1904. Um sucesso para época.
Apesar disso, um ano depois a companhia decidiu suspender a fabricação de motos e se voltou quase que com exclusividades às bicicletas.
Quase, pois, uma das características dos anos iniciais da Rover era a diversidade de negócios.
Starley, seu fundador, havia em 1888, fabricado um carro elétrico que nunca havia entrado em produção.
Após a sua morte, H.J Lawson, que havia assumido o negócio, decidiu que era o momento da companhia contar com um carro para chamar de seu.
Assim, contratou Edmundo Lewis da Daimler, e lançou, em 1904, o Rover Eight, um pequeno veículo de dois lugares, com 1327 cc.
Embora seja considerado o primeiro carro da empresa, ele não era montado sobre um chassi, mas sobre um backbone.
A experiência com esses veículos durou até 1912, quando com o início da Primeira Guerra o foco se voltou por completo às motocicletas.
Já em 1910, Lawson havia solicitado ao designer John Greenwood, que desenvolvesse um novo modelo de motocicleta.
O modelo de Greenwood foi lançado, no evento Olympia Show, quando vendeu quinhentas unidades.
O mercado de motocicletas parecia promissor para Rover, sendo que durante a Primeira Guerra, foi fornecedora de motos 499 cc para a Rússia.
Passado o conflito, a empresa decidiu se dedicar com maior intensidade aos carros.
A década de 1920, porém, foi terrível para Rover, estando próxima, inclusive, de fechar as portas.
Em outro artigo iremos contar como a companhia virou o jogo e se tornou uma das marcas automotivas mais amadas do mundo.
Continue acompanhando nosso blog e não perca o final dessa história!
Até a próxima!
Excelente publicação!!!!!!!!!!!!
Olá Fernando! Muito obrigado por acompanhar o nosso trabalho!!