Ferdinand Porsche – A história do fundador da Porsche. (Parte 1)

Em 2018 comemoramos os 70 anos de uma das marcas de carro de luxo mais admiradas em todo o mundo: a alemã Porsche.

E quando observamos a trajetória de seu fundador, é possível compreender o porquê ela ter conquistado esse patamar.

Fonte: Reprodução do site Sapo Motores: Porsche 70 anos

Ao longo de sua vida, Ferdinand Porsche se tornou um dos maiores nomes da história da indústria automotiva.

A Paíto Motors te conta um pouco da história desse ícone que merece toda admiração dos apaixonados por carros.

Ferdinand Porsche: o início de um mito

Ferdinand Porsche nasceu em 1875, na cidade de Maffersdorf, localizada na região da Boêmia, a época pertencente ao império Austro-húngaro.

Atualmente seu local de nascimento faz parte da cidade de Liberec, na República Checa.

Fonte: Reprodução do site Google Maps: place Vratislavice

Ferdinand nascia em um mundo em acelerada transformação. Era como um aquecimento para o ritmo alucinado do século seguinte.

O século XIX foi marcado pela expansão da Revolução Industrial e grande avanço científico e de pensamento em todas as áreas.

Fonte: Reprodução do site Toda Matéria: Revolução Industrial

E como se não bastasse, Porsche ainda era filho de um Império que abrigou alguns dos maiores intelectuais, cientistas e inventores da época.

Basta lembrar que o inventor do motor de três tempos movidos à combustão, Nicolaus Otto era seu conterrâneo.

Fonte: Reprodução do site Find Fun Facts: Science Technology Motocar Nicolaus Otto

Foi nesse ambiente estimulante que Ferdinand cresceu e desde muito jovem apresentava aptidão aos trabalhos mecânicos.

Na adolescência, teve aulas na Escola Técnica Imperial, estudando no período noturno, uma vez que de dia ajudava seu pai na loja da família.

Fonte: Reprodução do site Stuttcars: One of the first known photos of Ferdinand Porsche

Aos 18 anos, Ferdinand conseguiu um emprego em Viena e lá passou a frequentar as aulas da universidade sempre que podia.

A exceção das aulas vistas nesse período, Porsche nunca obteve nenhuma formação superior em engenharia.

Após cinco anos trabalhando no mesmo local, surgiu à oportunidade de trabalhar com o fabricante de carruagens local Jacob Lohner.

A nascente indústria automotiva conquistava a cada dia Ferdinand e, para sua alegria, em 1896, Jacob Lohner começou a construir carros.

Dois anos após essa mudança, Porsche lançou seu primeiro projeto, o C2 Phaeton, que ficou conhecido como “Sistema Lohner Porsche”.

Fonte: Reprodução do site Stuttcars Egger Lohner C.2 Phaeton designed by F. Porsche

O C2 era uma carruagem movida por um motor de combustão interna, com sistema de direção híbrido composto de 4 motores elétricos instalados nas rodas.

O modelo, que também é conhecido como P1, circulou pelas ruas a primeira vez em 26 de junho de 1898 e se tornou um dos primeiros carros licenciados da Áustria.

Fonte: Reprodução do site Spydersden: First car built by Ferdinand Porsche

Quando foi apresentado oficialmente na Exposição Universal de 1900 chamou a atenção do mundo.

Sendo capaz de atingir 56 Km/h, quebrou diversos recordes de velocidade em seu país natal, além de vencer rali de Exelberg de 1901.

Fonte: reprodução do site Porsche Car History Lohner: Exelberg hillclimb 1901

O veículo ainda foi aprimorado com motores Daimler e Panhard, permitindo ultrapassar as marcas de velocidades anteriores.

No total, mais de 300 carruagens do tipo foram vendidas, o que era um número bastante expressivo para época.

Assim, em 1905, com apenas 30 anos, Ferdinand Porsche recebia o prêmio de mais destacado engenheiro austríaco.

Fonte: Reprodução do site Stuttcars: Ferdinand Porsche 1903

E esse era só o começo. O século XX ainda reservava grandes surpresas e acontecimentos, alguns controversos.

No próximo post aqui em nosso blog, continuaremos a contar a história dessa figura tão importante para a indústria automotiva.

E para ficar por dentro de tudo o que rola na Paíto Motors curta nossas páginas nas redes sociais.

Até a próxima!

 

 

Um comentário sobre “Ferdinand Porsche – A história do fundador da Porsche. (Parte 1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *