Curiosidades do Mundo Automobilístico

Rolls-Royce Silver Wraith – A história por trás do carro da presidência – Parte 2

O Rolls-Royce Silver Wraith da presidência da república é um dos carros mais bonitos e conhecidos do país.

O modelo, que já foi considerado o melhor carro da companhia inglesa, possui uma rica história e ainda hoje serve como carro oficial em ocasiões especiais.

No artigo anterior de nosso blog, começamos a contar a primeira parte da controversa história desse veículo.

Confira a continuação abaixo!

Rolls-Royce Silver Wraith: por trás das polêmicas

Como dissemos, a compra dos novos carros para a presidência, em substituição aos antigos Cadillacs, causou polêmica.

Em um momento onde a balança comercial brasileira apresentava seguintes déficits e se impunham barreiras, as importações e necessidade da compra era questionada.

Especialmente quando foi descoberto que no pedido para a montadora constavam ainda mais dois veículos, sem alterações.

Em 1º de janeiro de 1953, a montadora embarcou rumo ao Brasil o modelo presidencial de cabine fechada solicitado.

Fonte: Reprodução do site Silverstone Motorcars: Vehicles Rolls-Royce Silver Wraith

Vídeo/Reprodução: Canal Ultimate Classic Car Hire no Youtube.com – Título do Vídeo:1952 Rolls Royce Silver Wraith. Descrição: Masons black with lambs wool interior in rear. As seen in the Crown Netflix used as Princess Margaret’s Car

Junto com ele, veio o outro modelo fora das especificações presidenciais.

Ao chegar ao país, um grupo de amigos de Getúlio, liderados por Evado Ludi, presidente da Confederação Nacional da Indústria na época, resolveram presentear Getúlio com o carro.

O mesmo foi realizado com a chegada do modelo conversível, que foi embarcado para o Brasil em Março daquele mesmo ano.

Fonte: Reprodução do site Flickr: Rolls Royce Silver Wraith – Foto de: Enilton Kirchnof

Fonte: Reprodução do site Flickr: Rolls Royce Silver Wraith – Foto de: Enilton Kirchnof

Assim, os veículos já não eram mais do governo, mas, sim, propriedade de Getúlio Vargas que decidiu que ambos deveriam ser caracterizados como carros oficiais.

Os outros dois Rolls-Royce que geraram desconforto político?  Permaneceram no país sendo colocados a disposição da importadora.

É importante ressaltar que Getúlio Vargas tinha a intenção de doar os veículos ao estado brasileiro.

Essa doação, contudo, nunca se concretizou, e em 24 de Agosto, o então presidente saiu da vida para entrar para a história.

Como a doação não foi realizada, os familiares do ex-presidente, reivindicaram os automóveis para si.

O governo se via então em uma situação delicada. O Silver Wraith, em especial o conversível, já fazia parte da história do país.

Longas negociações foram abertas  e o caso foi resolvido apenas em 1957.

Para a família foi entregue o Rolls-Royce de cabine fechada, enquanto  o conversível passou a ser propriedade do estado.

Fonte: Reprodução do site Defesa Gov: noticias semana da pátria Rolls-Royce da presidência da república 2013

Enquanto o modelo de carroceria aberta ainda hoje é utilizada em cerimonias oficiais e ocasiões especiais, a fechada teve um destino bem diferente.

Após ser entregue para a família Vargas, foi vendida para o empresário Victor Costa, que foi diretor da Rádio Nacional, pelo valor de Cr$ 4 milhões.

Logo após seu falecimento, foi comprado por Alberto Pittigliani, marido da Miss Brasil de 1957, e transportou diversas estrelas do cinema.

Posteriormente, o modelo foi adquirido por Assis Chateaubriand, tendo sido penhorado pela Receita Federal após o empresário enfrentar problemas junto a previdência social.

Durante anos a fio o modelo ficou guardado na garagem até ter sido arrematado em leilão em 1994 por um colecionador.

Os outros dois modelos?

Um deles foi propriedade da família Maluf por anos e hoje faz parte de uma coleção particular. O outro é mantido ainda hoje pela família Peixoto de Castro que o arrematou em 1953.

E você? Já teve a oportunidade de ver alguns desses veículos de perto? Conta para a gente nos comentários!

E para acompanhar todas as novidades da Paíto Motors siga nossas redes sociais.

Até a próxima!

Comentários

  1. Jerias Cavalcante disse:

    Conheço pessoalmente os 2 que estão na presidência da réplica, o conversível e o de capota rígida, já tive o previlégio de sentar no banco dos dois!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!

VER MAIS

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!

PPF: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

PPF: entenda o que é e como funciona

Você sabe como carregar carro elétrico durante a viagem?

VER MAIS

Você sabe como carregar carro elétrico durante a viagem?

Por que ter um Porsche na garagem? Confira!

VER MAIS

Por que ter um Porsche na garagem? Confira!