Curiosidades do Mundo Automobilístico

Tesla Motors – A história da montadora que vem mudando o mundo

No artigo anterior começamos a contar a história de uma jovem montadora de automóveis que vem mudando a indústria automobilística. Também falamos do grande empreendimento da Space X que lançou um Tesla à Marte.

Fundada em 2003, a Tesla Motors mostrou que era possível produzir, comercialmente, carros elétricos de alta performance. Mas, se hoje ela já é uma das principais montadoras dos EUA e influencia outras a seguirem esse caminho, o início não foi fácil.

A grande resistência aos carros elétricos quase colocou todo o projeto por água abaixo, sendo salvo graças o investimento de Elon Musk. Atualmente um dos bilionários mais influentes do mundo, Musk vem conduzindo a Tesla por um caminho vencedor.

Tesla Motors: da desconfiança ao sucesso

Em 2006 a Tesla anunciou seu primeiro modelo: o Roadster, um esportivo elétrico que se destacava pela potencia e beleza. Foi apenas 3 anos depois, contudo, em 2009, que os primeiros modelos do carro foram entregues aos seus compradores.

Foto/ Reprodução: Site Oficial da Tesla. Tesla – Model Roadster

Agora sim, a companhia começava a se realizar de verdade indo além do campo das ideias e protótipos. Tudo isso, enfrentado a turbulenta crise de 2008, que fez com que a companhia demitisse quase ¼ de seus funcionários e ficasse sob o risco de fechar as portas.

Se montadoras tradicionais receberam socorro do governo norte-americano, o mesmo não ocorreu com a companhia de Elon Musk. O bilionário se viu obrigado a procurar investidores para manter as portas abertas. Em meio a esse cenário, a Tesla conseguiu anunciar seu segundo carro: o Model S. Lançado em 2012, foi um grande sucesso!

Foto/ Reprodução: Site Oficial da Tesla. Tesla – Model S

Seu projeto era ainda mais ousado: um sedã médio elétrico para a família, com design de Franz Von Holzhausen, autonomia de 700 Km e velocidade máxima de 250 Km/h.

Foi o primeiro modelo elétrico que liderou a lista de mais vendidos em um país e logo se tornou o segundo elétrico mais vendido do mundo.

Registrando os primeiros lucros e sobrevivendo a crise, a Tesla, já sem seus fundadores originais, enxergava um límpido horizonte a frente. É anunciado então o Model X, que como os demais também era pioneiro, sendo o primeiro SUV elétrico do mundo. Comportando até 7 pessoas, o modelo possui uma autonomia de 474 Km com apenas uma carga.

Reprodução: Facebook da Paíto Motors. Tesla – Model X

Os primeiros Model X começaram a ser entregues, o Model S, ultrapassa a marca das 100 mil unidades vendidas e o Model 3 é anunciado. O sedã de luxo de 4 portas ainda está em fase de produção atualmente, mas já ira incorporar novas tecnologias.

Foto/ Reprodução: Site Oficial da Tesla. Tesla – Model X

Entre elas seu sistema de piloto automático que se aproxima dos carros autônomos. Além de ter conseguido o mérito de mostrar que carros elétricos são viáveis a Tesla fez isso com classe.

Seus modelos são reconhecidos pela alta qualidade presente em todos os detalhes. Mostrando aguçada visão de negócio, tem em construção uma fábrica de baterias próprias e incorporou a Solarcity, empresa de energia solar.

Foto/ Reprodução: Site Oficial da Tesla. Tesla Semi.

No início de 2017 anunciou o projeto de um caminhão elétrico autônomo bem como a nova geração do Roadster. Esse, aliás, promete ser o carro mais rápido do mundo e possui autonomia de 1.000 Km com uma carga. A previsão é que cheguem as ruas em 2020, é esperar para ver!

Foto/ Reprodução: Site Oficial da Tesla. Lançamento do Tesla Model X.

Seja como for, não há dúvidas que a Tesla já marcou a história da indústria automotiva e tem potencial para ser um dos grandes nomes do segmento nesse século.

Racing video part 2

Uma publicação compartilhada por Elon Musk (@elonmusk) em

Publicação no Instagram Oficial do Elon Musk.

E você? Acredita nos carros elétricos? Compartilhe conosco sua opinião! Curta nossos canais nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que acontece na Paíto Motors!


O FUTURO

The Boring Company will prioritize pedestrians and cyclists over cars

Uma publicação compartilhada por Elon Musk (@elonmusk) em

Publicação no Instagram Oficial do Elon Musk.

Comentários

  1. Thais Vasconcellos disse:

    Adorei em ver o futuro tão perto. Gostaria de saber sobre o Roadster / Esportivo chegará ao Brasil até 2020 e quanto irá custar?
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Head up display: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

Head up display: entenda o que é e como funciona

Veja como transferir pontos da CNH

VER MAIS

Veja como transferir pontos da CNH

Quais são os tipos de tração? Entenda

VER MAIS

Quais são os tipos de tração? Entenda

Como escolher o melhor carro para viajar!

VER MAIS

Como escolher o melhor carro para viajar!