Curiosidades do Mundo Automobilístico

Rolls-Royce – modelos que marcaram época

Nem apenas de superesportivos e conceitos inovadores vive o mercado de carros de luxo, muito pelo contrário. Um dos principais nomes quando se pensa em marcas premium a Rolls-Royce ganhou fama ao longo dos anos por sua grande qualidade e classe.

Fundada em 1904 por Charles Steward Rolls e Sir Frederick Henry Royce, a companhia inglesa possui lugar de destaque na história automotiva.

Para comprovar essa afirmação, separamos 7 modelos icônicos da montadora desde a sua fundação. Confira!

Fonte: Reprodução do Site Oficial da Rolls-Royce. Carro de Corrida V12.


Rolls-Royce: quando a qualidade encontra a classe

Silver Ghost:

Originalmente o modelo foi chamado de “40/50 hp” o modelo foi produzido de 1906 a 1926 sendo o pioneiro da marca. No total, foram produzidas 7.874 unidades desse que a época foi considerado o melhor carro do mundo por publicações especializadas.

O Silver Ghost seria o prenúncio do que estaria por vir: muita elegância, beleza, sofisticação e, claro, qualidade que seriam as marcas da companhia.

Você sabia que ainda hoje é possível encontrar Silver Ghosts em perfeita condições de uso? E mais há previsão que neste ano de 2018 será lançada uma série especial do modelo?

Fonte: Reprodução do Site Oficial da Rolls-Royce. Silver Ghost 40/50 hp 1926.


Phantom I:

Também conhecido como 40/50 Phantom, o modelo foi o substituto do Silver Ghost chegando ao mercado em 1925. Com um motor muito maior que de seu antecessor, o sedan de 4 portas e teto fechado, vinha com transmissão manual em opções de 3 ou 4 velocidades. No total foram produzidas 3.509 unidades no Reino Unido e Estados Unidos e deu-se início a um legado que continua até os dias de hoje.

Fonte: Reprodução do Site Oficial da Rolls-Royce. Phantom I 40/50 hp 1925.


Phantom II:

Produzido entre 1929 e 1936, foi o último dos modelos 40/50 hp da companhia britânica e alcançou a marca de 1.680 unidades apenas. O Phantom II foi equipado, originalmente, Com um motor I6 de 7.688 cc e uma transmissão manual de 4 velocidades.

Com um novo chassi, a grande novidade com relação ao modelo anterior foi a utilização de molas semielípticas tanto no eixo dianteiro quanto traseiro. Vale destacar também a beleza e imponência do Phantom II que apareceu no sucesso do cinema “Indiana Jone e a Última Cruzada”.

Fonte: Reprodução do Site Oficial da Rolls-Royce. Phantom II 40/50 hp 1936.


Phantom III:

Lançado em 1936, o modelo foi ainda mais exclusivo que seus anteriores contando com apenas 727 unidades produzidos. Vale lembrar que logo a Europa entrou em guerra o que afetou diretamente todas as suas montadoras.

O Phantom III foi o único Rolls-Royce equipado com um motor V12 até a década de 1990. Com 7.388 cc e transmissão manual de 4 velocidades, em testes recentes o modelo alcançou os 140 Km/h. Novamente a beleza e a classe valem a pena ser exaltados.

Fonte: Reprodução do Site Oficial da Rolls-Royce. hantom III 1936.


Phantom I Jonckheere Aerodynamic Coupe:

A história do carro original é fascinante. O Rolls-Royce Phantom 1924 com um corpo conversível da Hooper foi encomendado por uma senhora americana de Detroit. No entanto, o carro nunca chegou aos Estados Unidos e foi comprado pelo Raja de Nanpara, um potentado regional indiano sob o domínio britânico. É neste ponto que o veículo foi enviado para os irmãos Jonckheere, na Bélgica, para seu novo corpo artesanal. Alguns relatos sugerem que foi planejado como um presente para o príncipe Edward, mas todos os registros da fábrica foram perdidos na guerra e nem se sabe quem originalmente escreveu a fantástica forma de corpo Art Deco.

O carro foi equipado com um motor seis cilindros em linha de 7,66L OHV e uma transmissão manual de 4 velocidades. O corpo foi completamente fabricado manualmente para incluir portas redondas, janelas de meia lua com abertura à parte, teto solar duplo, bagagem sob medida e uma aleta estabilizadora na parte traseira. Tudo dito, o automóvel luxuoso era quieto bastante para manter uma conversação a velocidade e viajaria facilmente a 100 mph (161 km / h).

O veículo mudou de mãos muitas vezes nos anos 40 e 50 até acabar com o americano Max Opie, que restaurou e pintou com seis quilos de pó de ouro e laca. Após a vida como um espetáculo itinerante, desapareceu até 1991, quando foi comprada por um cavalheiro japonês por US $ 1,5 milhão. Em 2004, foi comprada pelo Museu Petersen e restaurada a sua primeira encarnação de interior em couro preto e vermelho. O veículo é uma atração em Palm Beach.

1925 Rolls-Royce Phantom I Jonckheere Aerodynamic Coupe (1934)

Fonte: Reprodução do Site newatlas.com em matéria do Rolls-Royce. Phantom I Jonckheere Aerodynamic Coupe.


Silver Wraith:

Primeiro modelo da companhia produzido após a Segunda Guerra, o Silver Wraith é, sem dúvidas, um dos mais icônicos Rolls-Royce. Produzido por mais de uma década, 1946 a 1959, teve 3 versões de motor: 4.3, 4. 6 e 4.9 L. O motor contava ainda com novidades nos cilindros e válvulas laterais que permitiam alcançar as 4.257 cc.

Holanda e Irlanda fizerem uso do modelo como carro de estado. Além disso, o Silver Wraith também foi para nas telas de cinema em filmes de James Dean e do Batman!

E você sabia que o Silver Wraith foi adotado a época como carro cerimonial dos presidentes Brasileiros?

Fonte: Reprodução do Canal oficial do Palácio do Planalto. Clique e conheça o Rolls-Royce oficial da Presidência da República.


Silver Shadow:

Rolls-Royce com mais unidades produzida, o Silver Shadow ganhou diferentes formas e versões entre 1965 e 1980. O sedan de 224 polegadas e mais de 2.000 kg foi equipado com 2 tipos de motor: um V8 de 6.2 L que entregava 172 cv, e um V8 de 6.75 L de 189 cv.

Ao longo de 15 anos de produção, foram mais 16.000 veículos produzidos que colocaram o Silver Shadow na história. De fato, é difícil pensar a trajetória da Rolls-Royce sem o modelo.

Fonte: Reprodução do Site Oficial da Rolls-Royce. .


Phantom:

E para aqueles que pensavam que classe e sofisticação não tinham espaço no mundo atual a Rolls-Royce prova o contrário. O Phantom lançado em 2003 é uma joia entre os carros de luxo e sintetiza tudo o que representa a companhia britânica com muita qualidade.

Fonte: Reprodução do Site Oficial da Rolls-Royce. .

Eleito o carro do ano em seu lançamento, o modelo ainda hoje é produzido pela montadora e conquista admiradores ao redor do mundo. Além de sua beleza, o Phantom vem equipado com um motor V12 de 6.75 L com  435 cv que faz de 0 a 100 Km/h em 5.9 segundos. Afinal, quem disse que classe e potência e não se misturam?


Fonte: Reprodução do Site Oficial da Rolls-Royce. PHANTOM 2018.

 

A sanctuary for those who value the luxury of silence. #RollsRoycePhantom

Uma publicação compartilhada por Rolls-Royce Motor Cars (@rollsroycecars) em


Assista abaixo aos principais capítulos da História da Rolls-Royce.

Fonte: Reprodução do Canal Oficial da Rolls-Royce. The House of Rolls-Royce, Chapter I: The Spirit of Ecstasy / A Casa do Rolls-Royce, Capítulo I: O Espírito do Êxtase.

Fonte: Reprodução do Canal Oficial da Rolls-Royce. The House of Rolls-Royce, Chapter 2: Goodwood / A Casa do Rolls-Royce, Capítulo 2: Goodwood.


Gostou da nossa lista? Já teve a oportunidade de dirigir alguma dessas lendas?

Conte para nós nos comentários! E continue acompanhando nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades da Paíto Motors! Até a próxima!


EXTRA – 103EX – Conceito autonomo da Rolls-Royce


Fonte: Reprodução do Canal Oficial da Rolls-Royce. Experiencia virtual e 360º dentro do 103EX Rolls-Royce.

 

Comentários

  1. Bruno Silva disse:

    Muito bacana o seu artigo. Super completo e detalhado. Vou continuar acompanhando o blog.. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Head up display: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

Head up display: entenda o que é e como funciona

Veja como transferir pontos da CNH

VER MAIS

Veja como transferir pontos da CNH

Quais são os tipos de tração? Entenda

VER MAIS

Quais são os tipos de tração? Entenda

Como escolher o melhor carro para viajar!

VER MAIS

Como escolher o melhor carro para viajar!