Curiosidades do Mundo Automobilístico

O primeiro supercarro da história – parte 2?

Em nossas últimas postagens começamos uma série de artigos sobre os concorrentes ao posto de 1º supercarro da história. As controvérsias existentes até o dia de hoje apontam para 4 candidatos: o Mercedes-Benz 300 SL, Lamborghini Miuram, Bugatti Royale e o Bugatti Type 57 SC Atlantic.

Já contamos sobre o modelo da Mercedes, que para muitos é o legítimo dono do posto. Para outros, porém, as configurações do motor do modelo alemão, não se enquadram na definição dos supercarros. Para esses, quem sai na frente nessa disputa é o lendário Lamborghini Miura, que vamos conhecer um pouco mais, agora!

Lamborghini Miura
[FOTO: Reprodução do site oficial da Lamborguini – Lamborghini Miura.]


Lamborghini Miura: a origem do supercarro moderno?

A italiana Lamborghini possui uma rica história e com algumas curiosidades incríveis!

É amplamente conhecido, por exemplo, que Ferrucio, fundador da marca, se aventurou pelo mundo dos carros após uma briga com Enzo Ferrari. Motivado a superar a dona dos imponentes carros vermelhos, a Lamborghini lançou seu 350 GT.

Lamborghini 350GT
[FOTO: Reprodução do site oficial da Lamborguini – Lamborghini 350GT.]

Embora o 350 GT fosse um bom carro, equipado com um motor de 3,4 litros, capaz de desenvolver mais de 400 cv e 11.000 rpm,  podia ser considerado conservador. Sua estrutura de 3 volumes definidos, configuração 2+2 e redução de potencia para 270 cv,o tornou insuficiente para competir com esportivos da época.


[Reprodução do Canal do Youtube Oficial da Lamborguini – Lamborghini 350GT.]

Nas ruas, era possível encontrar esportivos equipados com motor traseiro e derivados dos protótipos voltados para corridas e os grand tourers, com motor dianteiro e tração traseira. No caso dos primeiros, embora alcançassem grandes velocidades, pecavam quanto à dirigibilidade e conforto. Já os segundos, apresentavam menores potencia, mas maior facilidade ao volante e conforto.


[FOTO: Reprodução do site oficial da Lamborguini – Interior do Lamborghini 350GT.]

Com um desempenho aquém do esperado, foram vendidos apenas 120 carros entre 1964 e 1966, ficou claro para a Lamborghini que precisaria ir além para vencer a concorrência. Era preciso ousar, era preciso projetar um carro tão ágil quanto os protótipos das pistas, mas confortáveis e compatíveis com as ruas. Foi com esse objetivo em mente que se iniciou o projeto daquele que seria um dos maiores ícones da marca: o Miura.

[Reprodução do Youtube – Test-drive no Lamborghini Miura.]


O desenvolvimento do Lamborghini Miura

Algumas histórias dizem que o projeto foi desenvolvido longe de Ferrucio, que não concordaria com as ousadias do modelo. Outras, porém, dizem que a ousadia foi estimulada pelo dono em sua obsessão de superar a Ferrari. Seja como for, a realidade é que a Lamborghini reuniu alguns dos maiores engenheiros e mecânicos da época para o projeto.


[FOTO: Reprodução do site oficial da Lamborguini – Lamborghini Miura – Motor V12.]

O desenvolvimento do Miura começou pelo motor, que usou como base o 12V do 350 GT. Para aumentar a potência sem perder a dirigibilidade, a solução encontrada foi um aumento do deslocamento. Com isso, o antigo 3,5 litros saltou para 3,9 litros, com um curso x diâmetro de 62×82, resultado em um motor quadrado e suave. Além disso, blocos e cabeçotes de alumínio, duplo comando de válvulas em cada uma das bancadas, garantiam sua sofisticação. O V12 que equipou os primeiros Miuras, alcançava os 350 cv de potência a 7.000 rpm.


[FOTO: Reprodução do site oficial da Lamborguini – Lamborghini Miura.]

Para otimizar o uso dos espaços ele foi instalado no chassi em posição transversal, formando uma única peça com a transmissão. O chassi, aliás, era outro destaque do modelo e chamou a atenção no Salão de Turim de 1965 mesmo sem carroceria. De chapas de aço perfuradas de 0,8 cm na arte central e alumínio nas pontas, misturava leveza e rigidez na medida certa.

Para a carroceria foi contratado o estúdio italiano Bertone, que a época havia acabado de contratar o então jovem Marcelo Gandini, responsável pelo projeto. A aposta não poderia ter sido melhor!


[FOTO: Reprodução do site oficial da Lamborguini – Lamborghini Miura.]

Embora houvesse clara inspiração nos carros de competição, o design do modelo era único e deu identidade ao que hoje conhecemos como superesportivos. As linhas suaves, mas sem perder a agressividade atendia tanto aos gostos do mercado europeu como o americano. O resultado final é um dos carros mais bonitos de todos os tempos!

As linhas do Lamborghini Miura alcançaram um grau de perfeição que se mostra difícil de ser batido até hoje.


[FOTO: Reprodução do site oficial da Lamborguini – Lamborghini Miura.]


O sucesso

O protótipo do Miura ficou pronto apenas poucos dias de seu lançamento no Salão de Genebra de 1966. Por conta disso, o foi enviado para a exposição sem estar equipado com seu motor, o que não o impediu de ser a estrela do evento. O design chamou a atenção e valorizou Gadini, que continuou na companhia italiana por muitos anos.

Primeiro modelo da marca a ser batizado com um nome de touro, o Lamborghini Miura foi um grande sucesso. E não apenas pelo design e potencia. O carro conquistava pelo capricho em todos os detalhes, conforto aos ocupantes, além da agilidade e estabilidade ao dirigir.


[FOTO: Reprodução do site oficial da Lamborguini – Lamborghini Miura.]

O Miura não apenas revolucionou o conceito dos esportivos e influenciou o que viria a ser conhecido como supercarros como elevou o nome da Lamborghini. Foi graças a ele que a marca do touro se consagrou como uma das mais icônicas no mercado de luxo. Foram 673 unidades produzidas, de suas diferentes versões, entre 1966 e 1973, um número alto para uma época em que a produção era artesanal.

Para comemorar os 40 anos de seu lançamento, em 2006 a Lamborghini lançou o Miura Concept, que referenciava o clássico.


[Reprodução do Youtube – Programa Top Gear faz test-drive em Lamborghini Miura Concept.]

Atualmente, porém não há nenhum modelo em sua linha ligada a esse grande clássico e sonho de consumo de muitos. O Miura é um grande carro, e não há dúvidas que é um dos modelos mais apaixonantes para os fãs de superesportivos.


[FOTO: Reprodução do site oficial da Lamborguini – Lamborghini Miura.]

Será que ele pode ser considerado como o primeiro supercarro?  Deixe sua opinião nos comentários!

E nos próximos posts contaremos a história dos dois modelos da Bugatti que concorrem a esse posto. Não deixe de acompanhar! E para ficar por dentro de todas as nossas novidades, siga nossas páginas nas redes sociais. Até a próxima!

 


[Reprodução do Canal do Youtube Oficial da Lamborguini – Miura 50 anos (2016).]

Comentários

  1. José Armando Amaral Jorge disse:

    Na minha opinião o primeiro super carro foi a F40. Os carros citados na lista foram esportivos lendarios e revolucionários, mas não são super carros como F40, McLaren F1, Enzo, etc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Head up display: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

Head up display: entenda o que é e como funciona

Veja como transferir pontos da CNH

VER MAIS

Veja como transferir pontos da CNH

Quais são os tipos de tração? Entenda

VER MAIS

Quais são os tipos de tração? Entenda

Como escolher o melhor carro para viajar!

VER MAIS

Como escolher o melhor carro para viajar!