Curiosidades do Mundo Automobilístico

Bentley – Sofisticação, luxo, potência e superação

No mundo das marcas de luxo automotivas, cada player do mercado acaba sendo reconhecido por uma série de características. E quando o assunto é a combinação de elegância, sofisticação e alta performance,  a inglesa Bentley se destaca.

A Paíto Motors te conta a primeira história de sucesso dessa marca que esta prestes a completar os 100 anos de atividade.


Reprodução do Canal Oficial – Em 2009, a Bentley Motors comemorou seu 90º aniversário ao lançar o Bentley Mulsanne. Richard Charlesworth, Diretor de Royal e Relações VIP analisa como o novo capitão Mulsanne revive W.O. O sonho de Bentley.


Bentley: nascida de um sonho

Reprodução do Site Oficial – Bentley, W.O. Bentley.

Walter Owen Bentley iniciou seu envolvimento no mundo dos automóveis vendendo carros da francesa DFP, junto a seu irmão Horace Milner Bentley, em Cricklewood, norte de Londres. Mais do que vender carros, o sonho de Walter, que ganharia a alcunha de W.O., era projetar e fabricar seus próprios automóveis.

Em uma visita a fábrica da DFP, na França, ele teve contato com as folhas de alumínio e pensou que o material poderia substituir o aço na fabricação de pistões.

Ao voltar para Inglaterra, W.O. realizou sua ideia e seus pistões de alumínio logo se tronaram um sucesso. Seu primeiro uso ocorreu nos aviões Sopwith Camel, utilizados pela aeronáutica inglesa durante a Primeira Guerra Mundial.


Reprodução da Wikipedia – RAF Sopwith Camel – Royal Flying Corps Sopwith F.1 Camel – 1914-1916.
.

Em  1919, Bentley estava empolgado pelos resultados alcançados com a fabricação dos primeiros componentes e funda a Bentley Motors Ltda. Apenas dois meses depois, em outubro, apresenta ao mundo seu primeiro modelo de chassis, com um motor ilustrativo (não funcional), no Salão de Automóvel de Londres.

O que mais chamava a atenção no modelo era o uso de quatro válvulas por cilindro, uma novidade de grande impacto. Já em dezembro, toda a mecânica do motor estava pronta e funcionando.

A primeira entrega realizada pela fábrica de W.O., contudo, foi ocorrer apenas em setembro de 1921, devido a atrasos no cronograma. A durabilidade e qualidade dos carros da Bentley, logo foram reconhecidos pelo público, iniciando uma história de sucesso.


Reprodução do 4 Wheels News – Bentley 3 Litre MH 7580, participou da Le Mans de 1925. Exposto no Salão do Automóvel de Londres (2016).

A época era muito comum que as montadoras disputassem diversas provas de automobilismo, e com os ingleses não foi diferente. Em 1922 a marca se apresentava ao mundo correndo as 500 Milhas de Indianápolis, conquistando um honroso 13º lugar.

No decorrer da década de 1920, porém, as coisas não andavam fáceis para companhia. Embora sua marca ficasse cada vez mais forte e conquistasse alguns resultados importantes, como a vitória em Le Mans em 1924, financeiramente encontrava problemas.


Reprodução do Canal Oficial – Trechos das participações da W.O. na Le Mans, de 1925 aos anos 2000.

Wolf Barnatto, capitão do exército inglês, piloto de corridas e entusiasta da Bentley, surge como salvador. Com importantes aportes financeiros, Barnatto salva a companhia e em seguida se torna seu maior acionista e presidente.

Com o folego financeiro, W.O. poderia se dedicar aquilo que ele mais gostava e melhor executava: projetar novos carros. Com isso, os anos seguintes e mostravam animadores para os ingleses que contava com um time de entusiastas e conquistava resultados importantes nas pistas.

De 1927 a 1930 a marca dominou as 24 horas de Le Mans e parecia contar com um futuro brilhante à frente. Em 1929, porém, o Crash da Bolsa de Nova York e o início da grande depressão mudaria os rumos da empresa.

Em um mundo em crise, o alto preço dos carros e motores Bentley encontrava baixa demanda. Barnatto, que anteriormente havia salvado a companhia, pouco podia fazer nessa situação e a saída era a venda.

Essa venda quase foi concretizada para Napier, histórica marca de automóveis de luxo inglesa, mas no último minuto o British Central Equitable Trust fez uma oferta de 125.00 libras. Quem estava por trás da oferta irrecusável? Ninguém menos que a gigante Rolls-Royce.

Abria-se um novo capítulo para a marca inglesa que seria conhecida por seu luxo, sofisticação e potência. Para saber como essa história termina, continue acompanhando nosso blog!


Reprodução do Site Oficial – Bentley Clássico x Bentley atual.


E você? Já teve o prazer de dirigir algum dos modelos da Bentley? Conta como foi à experiência nos comentários.

E não deixe de acompanhar a Paíto Motors nas redes sociais para ter acesso a todas as nossas novidades. Até a próxima!


Reprodução do Site Oficial – Bentley GT3 Aragon 54.


EXTRA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Placas do Mercosul: tire suas dúvidas aqui!

VER MAIS

Placas do Mercosul: tire suas dúvidas aqui!

O que é um chip de potência e o que ele proporciona? Descubra

VER MAIS

O que é um chip de potência e o que ele proporciona? Descubra

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!

VER MAIS

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!

PPF: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

PPF: entenda o que é e como funciona