Foto de capa: Ayrton Senna lavando seu superesportivo.
Os cuidados com os clientes é fundamental para sucesso das marcas. Para conquistar seus clientes as marcas premium de automóveis contam com oficinas exclusivas. Saiba mais.
Quando um veículo necessita de manutenção e reparos à qualidade do serviço é fundamental e um dos aspectos mais valorizados. Se em pequenas oficinas voltadas ao atendimento a carros populares erros e desatenções não são tolerados, nas concessionárias a cobrança é ainda maior. E ela aumenta gradativamente quanto maior o valor do carro, especialmente naqueles do segmento luxo. Os donos de veículos premium pagam caro por seus automóveis e exigem das marcas a atenção devida.
Oficinas exclusivas das marcas premium: o diferencial que conquista
É cada vez mais comum encontrarmos artigos de marketing que relatam a importância da experiência dos consumidores. No mundo atual já não basta à venda de produtos ou serviços de qualidade, mas tudo aquilo que envolve o processo de compra. As marcas do segmento de luxo, porém, já compreendem e investem nesse aspecto há tempos. Afinal, elas lidam com um público ainda mais exigente e ávido por exclusividade, reforçando as ações de pós venda.
Quando falamos de veículos de luxo um dos diferenciais oferecidos pelas montadoras e importadoras são oficinas dedicadas. Ao contrário das oficinas comuns, elas contam com profissionais altamente especializados em suas marcas e equipamentos únicos. Nesse caso, além da necessidade de conquistar seus clientes há uma explicação lógica:
A alta tecnologia e capricho nos detalhes presente nos carros de luxo exigem um serviço diferenciado em comparação aos demais.
A Audi, uma das campeãs de venda no segmento no Brasil, por exemplo, investe pesado nesse tipo de serviço. A marca alemã além de selecionar no mercado os melhores profissionais, conta com um Centro de Treinamento em Jundiaí, São Paulo. Além disso, o foco no cliente fica explicito em todo o processo de agendamento, recepção, entrega e follow up pós-serviço.
Processo parecido é percebido também na Mercedes-Benz, com 33 pontos de serviços espalhados pelo país. Embora a Mercedes libere cada concessionária para a capacitação de profissionais de mecânica, também conta com Centros de Treinamento de excelência. Nesse caso, contudo, são três localidades: Campinas – São Paulo, Porto Alegre – Rio Grande do Sul, e Recife – Pernambuco. Um dos diferenciais é que a montadora conta com uma mecânica que atende toda a sua frota própria no país. Essa oficina equipada com o que há de melhor em equipamentos e tecnologia de reparo de automóveis, também serve como centro de desenvolvimento. A experiência diária leva ao aprimoramento de práticas que posteriormente são repassadas as de atendimento ao consumidor.
Outra marca que se destaca nesse aspecto é a Porsche, através de sua importadora oficial no país Stutgart Sport Car. Na capital paulista há duas unidades, uma especializada nos modelos 911, Cayman e Panamera e outra Cayenne. Além do treinamento na matriz, alguns profissionais são enviados para a sede da empresa na Alemanha. Não à toa a oficina em São Paulo é considerada uma referencia na manutenção de Porsches na América do Sul. E para garantir o melhor serviço, antes da devolução aos clientes todos os veículos são testados por pilotos profissionais. Na prática isso significa maior tranquilidade para os donos de veículos das marcas premium.
Afinal, nada melhor do que saber que seu veículo está sendo cuidado com o que há de melhor em mão de obra e tecnologia. Com isso, as marcas que pelo valor que carregam já possuem uma excelente base de fãs, conquistam ainda mais seus clientes. O diferencial que resolve e aprimora a experiência de compra é fundamental na fidelização.
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Bom dia
Paíto, ótimo post, se possível façam um post abordando os diferentes tipos de gasolina, podium, premium e seus benefícios para os nossos veículos de alta performance.
Cordialmente,
Manoel V.