Curiosidades do Mundo Automobilístico

Tesla e Elon Musk – O futuro da indústria automotiva?

O futuro dos carros é a eletricidade e estamos diante dos últimos anos do domínio dos combustíveis fósseis. Diversas companhias devem, a partir dos próximos anos, aumentar o numero de modelos elétricos ou híbridos. E se hoje Volvo, Mercedes-benz, BMW, entre outras marcas investem na fabricação de veículos movidos à eletricidade, em parte se deve a Elon Musk.

First picture of SpaceX spacesuit. More in days to follow. Worth noting that this actually works (not a mockup). Already tested to double vacuum pressure. Was incredibly hard to balance esthetics and function. Easy to do either separately.

Uma publicação compartilhada por Elon Musk (@elonmusk) em


Acima Instagram do Elon Musk

Um dos homens mais ricos do planeta, investidor de projetos e empresas inovadoras, filantropo, visionário e co-fundador da Tesla.

Elon Musk: o empreendedor que mudou o mercado de automóveis. Atualmente quando pensamos em empreendedores que fazem a diferença no mundo é díficil não pensar no nome de Elon Musk.

O sul-africano nascido em 1971 começou cedo no mundo dos negócios, com apenas 11 anos de idade. Musk desenvolveu um jogo de computador e vendeu a uma empresa de seu país por U$ 500,00. Mostrando um futuro brilhante pela frente estudou Economia na Universidade da Pensilvânia nos EUA obtendo também diploma em Física um ano depois.

Após o termino dos estudos mudou-se para Califórnia e fundou a Zip2,que desenvolvia conteúdos para site de notícias. Em 1999, a empresa foi vendida para a Compaq pela quantia de U$ 307 milhões e Elon Musk se tornava milionário aos 28 anos. Ele ainda esteve envolvido na compra da Paypal, empresa de pagamentos online, para Ebay por U$ 1,5 bilhões.

Musk, porém, era mais que um empreendedor em busca de ganhar mais e mais, ele enxergava um proposito. Em 2003, se tornou co-fundador da Tesla, onde hoje é CEO e Arquiteto de Produtos.

Desde sua fundação a missão da Tesla é acelerar a transição para um futuro energeticamente mais sustentável.


Tesla – Roadster / Fonte: https://www.tesla.com/roadster

Embora modelos de carros elétricos já fossem discutidos em meios acadêmicos e como protótipos nas montadoras, esbarrava em um fator:

O alto custo para a produção de baterias capazes de fornecer uma autonomia relevante para os veículos. Sendo assim, podemos afirmar que a Tesla, dirigida por Elon Musk, foi pioneira nos carros elétricos de produção. A ideia não era criar apenas conceitos, mas modelos de alta qualidade que conquistassem o consumidor de fato. E a montadora conseguiu.

Seu primeiro produto, o Roadster, um carro esportivo, foi lançado em 2008 quebrando todos os paradigmas sobre carros elétricos.

Tesla - Model S
Tesla – Model S / Fonte: https://www.tesla.com/models

Na sequencia, em 2012, chegou ao mercado o Model S, sedan da companhia que recebeu o prêmio de carro do ano em 2013. Em 2015, acrescentou ao seu portfólio Model X, um SUV que mostrou que a eletricidade pode mover até os carros mais pesados. Embora tenham tido um bom desempenho no mercado os 3 modelos atendem preferencialmente o mercado de luxo. E isso fica claro quando se olha a qualidade de acabamento e dos detalhes presentes em cada um deles. Mas, como dissemos acima, Elon Musk é um empreendedor com proposito.


Tesla – Model S / Fonte: https://www.tesla.com/models

Se a missão da Tesla era acelerar a mudança de fontes de energia utilizadas nos automóveis, um carro popular era necessário. E foi isso que a empresa fez em 2017, ao lançar o Model 3, comercializado por U$ 35.000,00.
Musk, desta maneira antecipa as tendencias.


Tesla – Model3 / Fonte: https://www.tesla.com/model3

Se as marcas premium agora se esforçam para que seu portfólio conte com mais modelos elétricos ou híbridos, a Tesla já chega ao mercado de massa. Vale lembrar ainda que o empreendedor que está mudando o mercado de automóveis como conhecemos ainda controla outras companhias. Através da Tesla adquiriu a SolarCity, líder na produção de sistemas de energia solar nos EUA.

Em 2017 lançou o Solar Roof, uma solução para produção de energia solar em casa bonita e eficiente. Ou seja, a Tesla agora não apenas comercializa carros elétricos como também meios de obter a energia em casa para abastecê-lo!

É ou não é uma visão de negócios inovadora e que mostra preocupação com o meio ambiente e com o consumidor?


Tesla – Solar Roof / Fonte: https://www.tesla.com/energy

Além disso Elon Musk está a frente da SpaceX, empresa voltada as tecnologias de exploração espacial e a OpenAI. A OpenAI é uma organização sem fins lucrativos volatas a pesquisa e desenvolvimento de uma inteligência artificial segura e democrática. Com previsões de um futuro cada vez mais automatizado essa é uma área de atuação
fundamental.

Que Elon Musk possa servir de exemplo para todos empreendedores de como é possível construir negócios inovadores e com propósito.

As montadoras tradicionais, ao menos, parecem ter aprendido bem a lição…

E você? Conhece outros empreendedores que também fazem a diferença? Compartilhe conosco nos comentários! Até a próxima e Feliz Ano Novo aos amigos leitores, ótimo 2018!


EXTRA

Tesla – Model X – DESAFIOS

Model X races a gasoline sports car while towing a sports car

Uma publicação compartilhada por Elon Musk (@elonmusk) em

Racing video part 2

Uma publicação compartilhada por Elon Musk (@elonmusk) em

Space X – EARTH TO EARTH TRANSPORTATION

“Com BFR, a maioria do que as pessoas consideram viagens de longa distância seria concluída em menos de meia hora. Além de uma velocidade amplamente aumentada(…) Uma vez que o nave sai da atmosfera, não há turbulência. Considere quanto tempo passamos passando de um lugar para outro. Agora imagine a maioria das viagens demorando menos de 30 minutos, com acesso a qualquer lugar do mundo em uma hora ou menos.(…)” Fonte: Space X.


Space X – EARTH TO EARTH TRANSPORTATION / Fonte: http://www.spacex.com/mars

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!

VER MAIS

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!

PPF: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

PPF: entenda o que é e como funciona

Você sabe como carregar carro elétrico durante a viagem?

VER MAIS

Você sabe como carregar carro elétrico durante a viagem?

Por que ter um Porsche na garagem? Confira!

VER MAIS

Por que ter um Porsche na garagem? Confira!