Curiosidades do Mundo Automobilístico

Tesla e Elon Musk – O futuro da indústria automotiva?

O futuro dos carros é a eletricidade e estamos diante dos últimos anos do domínio dos combustíveis fósseis. Diversas companhias devem, a partir dos próximos anos, aumentar o numero de modelos elétricos ou híbridos. E se hoje Volvo, Mercedes-benz, BMW, entre outras marcas investem na fabricação de veículos movidos à eletricidade, em parte se deve a Elon Musk.

First picture of SpaceX spacesuit. More in days to follow. Worth noting that this actually works (not a mockup). Already tested to double vacuum pressure. Was incredibly hard to balance esthetics and function. Easy to do either separately.

Uma publicação compartilhada por Elon Musk (@elonmusk) em


Acima Instagram do Elon Musk

Um dos homens mais ricos do planeta, investidor de projetos e empresas inovadoras, filantropo, visionário e co-fundador da Tesla.

Elon Musk: o empreendedor que mudou o mercado de automóveis. Atualmente quando pensamos em empreendedores que fazem a diferença no mundo é díficil não pensar no nome de Elon Musk.

O sul-africano nascido em 1971 começou cedo no mundo dos negócios, com apenas 11 anos de idade. Musk desenvolveu um jogo de computador e vendeu a uma empresa de seu país por U$ 500,00. Mostrando um futuro brilhante pela frente estudou Economia na Universidade da Pensilvânia nos EUA obtendo também diploma em Física um ano depois.

Após o termino dos estudos mudou-se para Califórnia e fundou a Zip2,que desenvolvia conteúdos para site de notícias. Em 1999, a empresa foi vendida para a Compaq pela quantia de U$ 307 milhões e Elon Musk se tornava milionário aos 28 anos. Ele ainda esteve envolvido na compra da Paypal, empresa de pagamentos online, para Ebay por U$ 1,5 bilhões.

Musk, porém, era mais que um empreendedor em busca de ganhar mais e mais, ele enxergava um proposito. Em 2003, se tornou co-fundador da Tesla, onde hoje é CEO e Arquiteto de Produtos.

Desde sua fundação a missão da Tesla é acelerar a transição para um futuro energeticamente mais sustentável.


Tesla – Roadster / Fonte: https://www.tesla.com/roadster

Embora modelos de carros elétricos já fossem discutidos em meios acadêmicos e como protótipos nas montadoras, esbarrava em um fator:

O alto custo para a produção de baterias capazes de fornecer uma autonomia relevante para os veículos. Sendo assim, podemos afirmar que a Tesla, dirigida por Elon Musk, foi pioneira nos carros elétricos de produção. A ideia não era criar apenas conceitos, mas modelos de alta qualidade que conquistassem o consumidor de fato. E a montadora conseguiu.

Seu primeiro produto, o Roadster, um carro esportivo, foi lançado em 2008 quebrando todos os paradigmas sobre carros elétricos.

Tesla - Model S
Tesla – Model S / Fonte: https://www.tesla.com/models

Na sequencia, em 2012, chegou ao mercado o Model S, sedan da companhia que recebeu o prêmio de carro do ano em 2013. Em 2015, acrescentou ao seu portfólio Model X, um SUV que mostrou que a eletricidade pode mover até os carros mais pesados. Embora tenham tido um bom desempenho no mercado os 3 modelos atendem preferencialmente o mercado de luxo. E isso fica claro quando se olha a qualidade de acabamento e dos detalhes presentes em cada um deles. Mas, como dissemos acima, Elon Musk é um empreendedor com proposito.


Tesla – Model S / Fonte: https://www.tesla.com/models

Se a missão da Tesla era acelerar a mudança de fontes de energia utilizadas nos automóveis, um carro popular era necessário. E foi isso que a empresa fez em 2017, ao lançar o Model 3, comercializado por U$ 35.000,00.
Musk, desta maneira antecipa as tendencias.


Tesla – Model3 / Fonte: https://www.tesla.com/model3

Se as marcas premium agora se esforçam para que seu portfólio conte com mais modelos elétricos ou híbridos, a Tesla já chega ao mercado de massa. Vale lembrar ainda que o empreendedor que está mudando o mercado de automóveis como conhecemos ainda controla outras companhias. Através da Tesla adquiriu a SolarCity, líder na produção de sistemas de energia solar nos EUA.

Em 2017 lançou o Solar Roof, uma solução para produção de energia solar em casa bonita e eficiente. Ou seja, a Tesla agora não apenas comercializa carros elétricos como também meios de obter a energia em casa para abastecê-lo!

É ou não é uma visão de negócios inovadora e que mostra preocupação com o meio ambiente e com o consumidor?


Tesla – Solar Roof / Fonte: https://www.tesla.com/energy

Além disso Elon Musk está a frente da SpaceX, empresa voltada as tecnologias de exploração espacial e a OpenAI. A OpenAI é uma organização sem fins lucrativos volatas a pesquisa e desenvolvimento de uma inteligência artificial segura e democrática. Com previsões de um futuro cada vez mais automatizado essa é uma área de atuação
fundamental.

Que Elon Musk possa servir de exemplo para todos empreendedores de como é possível construir negócios inovadores e com propósito.

As montadoras tradicionais, ao menos, parecem ter aprendido bem a lição…

E você? Conhece outros empreendedores que também fazem a diferença? Compartilhe conosco nos comentários! Até a próxima e Feliz Ano Novo aos amigos leitores, ótimo 2018!


EXTRA

Tesla – Model X – DESAFIOS

Model X races a gasoline sports car while towing a sports car

Uma publicação compartilhada por Elon Musk (@elonmusk) em

Racing video part 2

Uma publicação compartilhada por Elon Musk (@elonmusk) em

Space X – EARTH TO EARTH TRANSPORTATION

“Com BFR, a maioria do que as pessoas consideram viagens de longa distância seria concluída em menos de meia hora. Além de uma velocidade amplamente aumentada(…) Uma vez que o nave sai da atmosfera, não há turbulência. Considere quanto tempo passamos passando de um lugar para outro. Agora imagine a maioria das viagens demorando menos de 30 minutos, com acesso a qualquer lugar do mundo em uma hora ou menos.(…)” Fonte: Space X.


Space X – EARTH TO EARTH TRANSPORTATION / Fonte: http://www.spacex.com/mars

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Veja como transferir pontos da CNH

VER MAIS

Veja como transferir pontos da CNH

Quais são os tipos de tração? Entenda

VER MAIS

Quais são os tipos de tração? Entenda

Como escolher o melhor carro para viajar!

VER MAIS

Como escolher o melhor carro para viajar!

Placas do Mercosul: tire suas dúvidas aqui!

VER MAIS

Placas do Mercosul: tire suas dúvidas aqui!