Curiosidades do Mundo Automobilístico

Carros e Cinema – Um passeio em Paris a bordo de uma Ferrari 275GTB?

O cinema é, sem dúvida, uma das maiores potencias de nossa indústria cultural atraindo milhões de pessoas no mundo. Desde sua invenção, a projeção de imagens na tela grande produziu um fascínio e uma paixão difíceis de serem quebrados.

Anualmente uma série de filmes são produzidos e lançados, sendo que em muitos deles os carros cumprem importante papel. Sejam como protagonistas, ou se destacando em algumas cenas, a indústria automotiva e cinema possuem rica história.

Quem nunca segurou o fôlego ao presenciar uma cena de perseguição?

Melhor ainda se o modelo e marca do carro forem aqueles que admiramos e habitam nossos desejos de consumo. Entre a infinidade de cenas desse tipo, um curta-metragem francês ocupa lugar de destaque entre os amantes de carro.

 

“C’était un Rendez-vouz”:  o cult que virou clássico

Em 1978 surgia um filme que desde seu lançamento foi recheado de polemicas e uma série de misturas. Nele, uma câmera era instalada no capo de uma Ferrari 275GTB e percorria as ruas de Paris a 300 km/h.

Como era de se esperar, a essa velocidade, faróis, pedestres, pombos e nem as mãos das vias são respeitados. A filmagem mostrava ângulos únicos da chamada cidade luz, em um plano sem cortes de duração aproximada de 10 minutos. Era, também, envolta de mistérios.

Nem o carro, nem o motorista são mostrados em momento algum do filme. Se a época do lançamento o curta-metragem ganhou destaque, sua repercussão foi ainda maior em tempos de internet. Páginas especializadas em automóveis passaram a divulgar o vídeo que logo virou alvo de discussão e mitos.

Alguns afirmavam que o diretor haveria sido preso logo após o lançamento do filme devido seu caráter polêmico. Muitos confirmavam que sem sombra de dúvidas se tratava de um Ferrari 275GTB, embora não fosse possível visualizar o carro.

Havia também uma série de especulações sobre quem teria sido o piloto responsável pelas arriscadas manobras.

Com o tempo, muita investigação e declarações do diretor Claude Loche, os mistérios do admirado filme foram sendo desvelados.

 

Desvendando os mitos de “C’était un Rendez-vouz”

O audiovisual, quando bem trabalhado, possui o poder de modificar a realidade como nenhuma outra ferramenta. Logo, nem sempre o que parece ser uma Ferrari acelerando a 300 Km/h, necessariamente o é. Com a aparição de um making of do filme de Claude Loche, algumas respostas surgiram aos admiradores do filme.

O primeiro mito que caiu foi em relação à data de realização: o curta foi rodado em 1976 e não em 1978 como afirmavam.

O segundo ponto, é que ao contrário dos boatos Claude Loche nunca foi preso ou sequer intimado pelas autoridades. Mas, esses eram fatores menores em comparação as grandes revelações sobre o automóvel e sua velocidade.

Vale ressaltar que mesmo antes da web o filme colecionava uma legião de admiradores de apaixonados por carros. A baixa distribuição e dificuldade de fazer cópias já o tinham elevado a categoria de cult nos anos 1980/90.

Se alguns desses admiradores questionavam se o carro utilizado era mesmo uma Ferrari 275GTB, suas suspeitas foram confirmadas. Segundo entrevista do próprio Louche em 2006, o carro utilizado para gravação foi um Mercedes-Benz 450SEL 6.9. E mais: ele próprio havia sido o motorista.

Com isso, caia por terra também o mito da velocidade atingida.

O modelo da marca alemã possui cambio automático com velocidade máxima de 230 Km/h, muito abaixo dos supostos 300 Km/h. E mais: segundo cálculos de alguns especialistas independentes, no filme o veículo utilizado nunca passou dos 140 KM/h.

O próprio Claude Loche admitiria posteriormente que a velocidade máxima durante o trajeto foi de 200 KM/h.

Você deve estar se perguntando: “mas, como foi possível confundir tantas pessoas por tanto tempo?”. Como dissemos acima o audiovisual é capaz de transformar completamente uma realidade.

A grande sacada do diretor nesse caso foi utilizar o overdub de uma 275GTB, como se ela estivesse realizando o trajeto. O áudio com a perspectiva da câmara reforça a sensação de que se trata de uma Ferrari em alta velocidade. Nenhuma dessas polêmicas desabona o clássico filme, muito pelo contrário, o tornam ainda mais genial! Afinal, foram anos até que o truque do diretor fosse descoberto.

Além disso, a beleza das ruas de Paris meio vazias as 5:30 mostradas pela perspectiva de um carro é inigualável. Não há dúvidas que o “C’était un Rendez-vouz” é um dos melhores filmes de automóveis já realizados em todos os tempos.

Se você ama carros e é apaixonado pelo ronco do motor Ferrari, vale a pena perder 10 minutinhos para conferir. Abaixo você pode assistir um 275GTB original!

Gostou desse artigo? Não deixe de acompanhar as redes sociais da Paíto Motors e não perca nenhuma novidade do nosso blog.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário! Até a próxima!

Comentários

  1. Mateus Campos de Oliveira disse:

    Olá Boa tarde!

    Sempre vejo as publicações no Instagram, muitos carros novos vocês da empresa Paito Motors sempre com credibilidade e confiança em tudo que faz ….

  2. Ronim tb é um filme super bacana de carros,nos anos 90.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Head up display: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

Head up display: entenda o que é e como funciona

Veja como transferir pontos da CNH

VER MAIS

Veja como transferir pontos da CNH

Quais são os tipos de tração? Entenda

VER MAIS

Quais são os tipos de tração? Entenda

Como escolher o melhor carro para viajar!

VER MAIS

Como escolher o melhor carro para viajar!