Curiosidades do Mundo Automobilístico

9 cuidados essenciais para seu ar-condicionado automotivo

O calor predominante do nosso país tropical torna o ar-condicionado automotivo um item obrigatório em veículos que visam o conforto dos proprietários. Com a aproximação do verão, o equipamento passa a ser ainda mais utilizado fornecendo um alívio para as altas temperaturas.

Entretanto, o uso em excesso e sem os cuidados necessários podem ocasionar falhas no ar-condicionado automotivo. Além de correr riscos de quebrar, o aparelho se torna um inimigo de nossa saúde e sistema respiratório.

Confira nossas dicas para cuidar do aparelho e mantenha o interior de seu automóvel com o conforto térmico ideal.

A importância dos cuidados com o ar-condicionado automotivo

O ar-condicionado automotivo, além de proporcionar todo o conforto que os passageiros necessitam, especialmente, em tempos de muito calor que acontece em nosso país também é algo que pode impactar de forma negativa na saúde das pessoas.

Fonte Reprodução do site Revista AutoMotivo

Afinal, todo o ar respirado pelas pessoas que estão dentro do veículo é bombardeado pelo que está sendo expelido no sistema de ar-condicionado do carro. Nesse sentido, é fundamental garantir que ele esteja devidamente limpo e puro para que possa ser respirado.

Portanto, a manutenção do ar-condicionado automotivo proporciona a segurança de todo o sistema, evitando a manutenção, bem como resguarda a saúde dos demais ocupantes do veículo.

Cuidados com o ar-condicionado visando melhor desempenho

Nos carros de luxo o ar-condicionado é um item obrigatório, presente na totalidade dos modelos comercializados. A alta tecnologia utilizada pelas marcas premium para oferecer o melhor a seus clientes, não eximem a tomada de cuidados.

Além de evitarem quebras, eles garantirão a adequada qualidade do ar que passa pelo aparelho, evitando o surgimento de problemas respiratórios. Além da saúde do proprietário e das pessoas que ele carrega no carro também tem a questão da manutenção, não somente no aparelho de ar-condicionado, mas, em toda a mecânica do veículo.

Fonte Reprodução do site Garagem 360

Problemas nesse equipamento pode gerar grandes custos para reparo no próprio sistema e em outras partes do carro. Por exemplo, a falta de manutenção pode prejudicar a bateria do veículo. Discorreremos sobre esse ponto com mais detalhes em outro tópico deste artigo.

Para finalizar este tópico, chegamos a breve conclusão de que os cuidados preventivos com o ar-condicionado automotivo evitam custos com manutenção no veículo, bem como protege você e sua família ou amigos que utilizam o carro. Portanto, não descuide desse aspecto.

1. Tenha atenção ao filtro de pólen

O filtro de pólen é fundamental para garantir a qualidade do ar interno de seu veículo. É ele o responsável por bloquear a entrada de resíduos e odores existentes no ar que entra em seu carro. Caso esteja coberta de sujeiras, será incapaz de exercer essa função. Resultado: ar interno de baixa qualidade e prejudicial à saúde.

Fonte: Reprodução do site Portal T5

Fique atento à limpeza e realize a troca periódica do filtro de pólen, especialmente se há histórico de rinites e alergias. Além disso, um filtro sujo exigirá mais do aparelho, prejudicando seu desempenho e aumentando o desgaste.

2. Conheça os comandos

Nos carros de luxo é comum que o aparelho de ar-condicionado seja equipado com painéis complexos que permitem definir a temperatura. Essa vantagem, quando não é bem-utilizada, pode, em vez de trazer benefícios, prejudicar o funcionamento.

Procure conhecer bem os comandos do aparelho e faça a programação para alcançar a temperatura ideal a cada situação.

3. Desligue o ar-condicionado antes de ligar o carro

Mais do que conservar o aparelho, essa dica é importante para conservar a bateria de seu carro. Quando o ar-condicionado está ligado, o veículo demandará um maior consumo de energia para dar a partida e desligar esse sistema pode fazer uma enorme diferença no consumo de energia da sua bateria.

O resultado dessa prática é uma maior sobrecarga a bateria diminuindo a vida útil, consequentemente, o ar-condicionado automotivo geraria um custo em outra parte do carro sem que o proprietário perceba. Portanto, tenha atenção a isso.

Fonte Reprodução do site Top Gear Air conditioning

4. Evite acionar a recirculação de ar constantemente

A recirculação de ar é uma média que contribui para abaixar a temperatura interna com maior rapidez. Afinal, em vez do aparelho resfriar o ar quente do exterior, trabalhará com aquele que já passou pelo sistema.

Utilizar essa medida em demasia, porém, impede a renovação do ar interior, tornando-o mais prejudicial à saúde.

Fonte Reprodução do site TautoDeal

5. Faça a manutenção preventiva

A manutenção preventiva é, sem dúvidas, a melhor forma de aumentar a vida útil de seu carro e reduzir a ocorrência de quebras. Respeite o período de manutenção de seu ar-condicionado automotivo, levando o veículo a oficinas especializadas.

O ideal é que semestralmente seja realizada a higienização do sistema bem como a troca de componentes, como o filtro. Além de evitar desconfortos à saúde, a medida ainda garante o melhor desempenho dos aparelhos.

Fonte Reprodução do site Priceprice

6. Tenha cuidado com a exposição solar

Outro ponto importante a ser destacado é o cuidado com a exposição solar. Isso porque, com o painel quente, especialmente, em veículos que têm essa parte revestida em couro, demoram muito tempo para chegarem a sua temperatura natural.

Logo, as partes quentes emitem um calor que precisa ser vencido pelo sistema de ar-condicionado até ele conseguir abaixar a temperatura até o nível desejado pelo condutor. Sendo assim, não é interessante entrar no carro e ligar imediatamente o ar-condicionado acreditando que ele será eficiente nos primeiros minutos.

Fonte Reprodução do site Dobbs Tire and Auto Centers

Para que você reduza o problema vamos dar algumas dicas simples que podem ser tomadas assim que entrar no veículo. Primeiro, abra todos os vidros imediatamente. Se possível, faça isso pelo acionamento nas chaves, caso o carro tenha essa função.

Em seguida, ainda com o ar-condicionado desligado, dê a partida e comece a trafegar com os vidros abertos. Você certamente sentirá uma sensação de vapor quente que, aos poucos, vai diminuindo.

Quando isso acontecer é o momento ideal de ligar o ar-condicionado e fechar os vídeos instantaneamente. Dessa forma, o trabalho de refrigeração será muito mais eficiente, tendo em vista que o calor excessivo já teria passado.

7. Faça a limpeza corretamente

A limpeza é algo fundamental para o perfeito funcionamento e desempenho de um ar-condicionado automotivo e muitas pessoas acabam se esquecendo dela. Assim como outros pontos da manutenção, ela protege o próprio sistema de refrigeração, aumentando o seu tempo de vida útil, quanto dos próprios usuários do veículo, logo, precisa de uma atenção especial.

A falta de limpeza ou a execução incorreta do procedimento pode fazer com que o sistema acumule sujeira que, inevitavelmente, é lançada para dentro da cabine do veículo que, em seguida, é inalada pelos ocupantes e motorista.

Fonte Reprodução do site BioCote

Além disso, alguns elementos podem entrar no sistema e prejudicar peças importantes como o compressor, caixa evaporadora etc., demandando custo com reparos. O ideal é que a limpeza do ar-condicionado automotivo seja feita a cada 6 meses, em média. Isso permitirá a eliminação de sujeiras, bactérias e outros elementos que podem deteriorar o sistema e causar mau cheiro.

Vale a pena destacar um detalhe. Quanto mais sujo um ar-condicionado automotivo está, maior será o trabalho dele para refrigerar o ambiente, consequentemente, como é o motor que mantém o sistema funcionando o seu veículo pode ter algumas alterações no consumo, ou seja, gastando mais combustível.

Essa limpeza, especialmente em carros de luxo, precisa ser feita por prestadoras de serviço especializadas e que têm experiência em lidar com esse tipo de veículo. Tenha cuidado com a escolha da empresa que fará a manutenção e limpeza. Às vezes, uma economia nesse aspecto podem colocar em risco vários outros sistemas do seu carro.

8. Evite fumar com o ar-condicionado ligado

Fumar dentro do carro não é algo muito recomendado. A fumaça que expelida pelo cigarro é capaz de impregnar nos estofamentos — até mesmo os que são revestidos de couro — e gerar um cheiro bastante desagradável que é muito difícil de ser eliminado, mesmo com uma boa higienização.

Para o ar-condicionado automotivo, o problema pode ser ainda maior. Isso porque, a fumaça acumulada no ambiente fechado pode entrar no sistema de recirculação e passar por outras peças importantes do veículo, gerando risco de deterioração e aumentando a sujeira acumulada.

Fonte Reprodução do site Caliber Collision

Também vale a pena mencionar que fazer o uso de cigarro dentro de um veículo fechado e trafegando com mais pessoas pode prejudicar a saúde dos demais ocupantes do veículo. Portanto, se você utiliza cigarro evite acender dentro do carro e, caso não seja possível, faça o uso com os vidros abertos e com o sistema de ar-condicionado desligado.

9. Tenha atenção a ruídos e barulhos estranhos

Quando o corpo humano está com algum problema ele emite vários sinais, certo? Dores, febre, coriza e outras respostas são sintomas de que algo não está funcionando bem no nosso organismo e procurar um médico especializado é a melhor alternativa.

Com o ar-condicionado automotivo e o veículo como um todo funciona, basicamente, da mesma forma. As diferenças, portanto, é que os sintomas são barulhos, ruídos e o profissional a ser buscado é o mecânico.

Portanto, se você notar algum barulho estranho vindo do sistema de ar-condicionado deve procurar uma oficina especializada quanto antes. Em muitos casos pode ser um problema simples de ser resolvido, em outros, algo mais complexo, sendo assim, não dê margem para sorte.

Os carros de luxo são conhecidos pela sua grande qualidade, o que não deve eximir os proprietários de cuidados. Seguindo as dicas da Paíto Motors, seu ar-condicionado automotivo trabalhará sempre a favor de seu conforto térmico e da sua saúde e sem abrir mão do melhor desempenho.

Fonte Reprodução do site Lazada Air Conditioner

Gostou desse artigo? Então, acompanhe os canais da Paíto Motors nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades de nossa loja e nosso blog. Instagram, YouTube, Facebook.

Até a próxima!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Como escolher o melhor carro para viajar!

VER MAIS

Como escolher o melhor carro para viajar!

Placas do Mercosul: tire suas dúvidas aqui!

VER MAIS

Placas do Mercosul: tire suas dúvidas aqui!

O que é um chip de potência e o que ele proporciona? Descubra

VER MAIS

O que é um chip de potência e o que ele proporciona? Descubra

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!

VER MAIS

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!