Curiosidades do Mundo Automobilístico

Ferrari Speciale – Quando a excelência alcança a perfeição

Quando pensamos nos superesportivos a Ferrari é, sem dúvidas, uma das primeiras marcas que nos vem à cabeça. Mais do que produzir veículos, a montadora italiana é fabricante de sonhos e desejos que conquistam os amantes de carros. Design, tecnologia, potência, sofisticação e exclusividade são alguns dos ingredientes que geraram modelos icônicos ao longo dos anos. Entre eles, aquele que seria a Ferrari equipada com motor V8 de melhor desempenho da história.

Ferrari Speciale: a perfeição elevada à última potência


Reprodução do site Oficial da Ferrari

O ano era 2009 e mais uma vez a scuderia italiana concentrava as atenções do Salão de Automóvel de Frankfurt. Era anunciada ao mundo a Ferrari 458, que surgia como sucessora do modelo F430.

O 458 apresentava um design totalmente novo, assinado por Pininfarina, e incorporava tecnologias desenvolvidas para a Fórmula-1. O motor V8 de 570 cv faz de 0 a 100 Km/h em 3,4 segundos, alcançando os 325 Km/h.

Entre as melhorias, a mais significativa delas sem dúvidas foi à introdução de um câmbio de sete marchas com embreagem dupla. Outro aspecto que vale ser destacado do 458 é seu interior, que foi projetado inspirado no multicampeão Michael Schumacher.

A inspiração nos carros de corrida fica óbvia quando percebemos que muitos dos controles do carro são localizados no volante. O resultado dessa combinação foi um V8 único, sucesso de público e crítica que inspirou a montadora lançar uma versão especial.

Foto: reprodução do site Oficial da Ferrari

A Ferrari Speciale se apresenta ao mundo

Se o modelo 458 já era alvo de pouquíssimas críticas, o lançamento da Speciale no Salão de Frankfurt de 2013 acabou com todas elas. Entre as mudanças promovidas pela montadora se destacam o retrabalho realizado na aerodinâmica do automóvel.

As grandes aberturas no capô, mais do que um adereço estético, servem para escoar o ar que entra pelo para-choque e passa pelo radiador. Busca-se, assim, favorecer o sistema de arrefecimento em um motor mais potente. Já a parte traseira foi equipada com um grande extrator que tem por objetivo retirar com maior rapidez o ar que passa por baixo.

Em combinação com a asa traseira controlada de forma eletrônica, a solução possibilita a Speciale conquistar um maior downforce. E não para por aí!

Os italianos implementaram um sistema ativo de aerodinâmica que permite a Speciale obter o melhor desempenho em diferentes situações. Para isso foram instaladas duas portinholas verticais e um flap horizontal no centro do para-choque traseiro. De acordo com a velocidade exercida eles se movimentam permitindo obter um desempenho diferenciado.

O sistema consegue fornecer o máximo de carga aerodinâmica nas curvas e mínimo nas retas, deixando clara a influencia da F-1 no desenvolvimento do modelo.

Além do design, assinado pelo centro de styling da companhia em parceria com a Pininfarina, outros pontos se destacam. Entre eles o motor, o V8 utilizado em carros de rua mais potente de toda a história da Ferrari.

Para obter o acréscimo de 35 cv em comparação ao modelo anterior, algumas soluções foram adotadas, como:

  • Aumento da taxa de compressão para 14:1 (mais alta do mundo);
  • Diminuição da distancia percorrida pelo ar na admissão;
  • Levantamento e aplicação de carbono na válvula de admissão;
  • Aplicação de alumínio dos dutos de escape;

Foto: reprodução do site Oficial da Ferrari

O resultado?

Um motor de 605 cv com uma relação peso/potencia vistos apenas em motos. Cada cv da Ferrari Speciale carrega nas “costas” apenas 2,3 kg. O superesportivo faz de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos se igualando a alguns dos carros mais velozes do mundo.

Outro destaque exaltado é sua espetacular dirigibilidade. A Ferrari Speciale encontrou o equilíbrio que a faz perfeita em diferentes situações. Como incremento, cinco sistemas de pilotagem que alteram as configurações do veículo, estão à disposição dos proprietários. Esses diferenciais elevaram o eficiente 458 à perfeição, tornando o modelo um sucesso pelo mundo. Embora não tenha sido uma edição limitada, a Ferrari Speciale foi produzida apenas pelo período de 2 anos, até março de 2015. A grande qualidade a faz com, ainda hoje, um dos modelos mais procurados pelos ferraristas.

Devido ao baixo número de carros produzidos, aqueles que desejam contar com essa máquina precisam estar atentos às oportunidades. Quando alguma Ferrari Speciale aparece no mercado, rapidamente é comercializada.

Se você é um apaixonado pela Scuderia Italiana e gostaria de contar com essa joia, a Paíto Motors tem uma excelente notícia!

Em nosso estoque contamos com um dos pouquíssimos modelos da Ferrari Speciale que chegaram ao Brasil. Acesse nosso site, obtenha maiores informações e realize seu sonho de consumo!


Ficha Técnica:
Ferarri 458 Speciale
Cor: Blu Tour de France com faixas NART
Motor: 4.5L V8 de 605 cv
0 a 100 Km/h: 3,0 segundos
Velocidade máxima: 325 Km/h

 


 

Afinal, não é todo dia que temos a chance de sermos donos da Ferrari de rua mais potente já produzida.

E não deixe de acompanhar as redes sociais da Paíto Motors para ter cesso a todas as novidades de nossa loja e nosso blog.

Somos a sua casa dos carros de luxo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BUSCAR CATEGORIAS

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!

VER MAIS

Revisão veicular: entenda como ela funciona e quando fazer!

PPF: entenda o que é e como funciona

VER MAIS

PPF: entenda o que é e como funciona

Você sabe como carregar carro elétrico durante a viagem?

VER MAIS

Você sabe como carregar carro elétrico durante a viagem?

Por que ter um Porsche na garagem? Confira!

VER MAIS

Por que ter um Porsche na garagem? Confira!