A indústria automotiva ao longo do tempo desenvolveu uma série de modelos que se diferenciam entre si. Conheça as principais categorias de carros existentes até agora.
A indústria automotiva se caracteriza pelo seu grande investimento em inovações desde seus primeiros anos. Como resultado, contamos hoje com veículos produzidos com alta tecnologia e uma ampla variedade de modelos e categorias. Algumas dessas categorias são fáceis de reconhecer e tem seu nome popularizado mesmo entre os que não são amantes de carros. Outros, contudo, geram certa estranheza e confusão no momento de listar suas características.
Para que você não tenha mais dúvidas a Paíto Motors mostra abaixo as principais categorias. Confira!
Conhecendo as principais categorias de carros
Subcompactos:
Os Subcompactos se caracterizam por serem os menores carros disponibilizados no mercado, sendo considerados uma versão reduzida dos Hatchs. Suas medidas menores os tornam ideais para as grandes cidades, facilitando a locomoção em meio a trânsitos caóticos.
Exemplos de Subcompactos de Luxo são o Mini Cooper e o Fiat Ciquecento.
Hatchs:
Os Hatchs, ou compactos, são carros que tem por característica principal a presença de apenas dois volumes. O primeiro volume fica no entorno do motor. O segundo em torno da cabine onde ficam motoristas, passageiros e porta-malas. Não há um terceiro volume em torno do espaço dos porta-malas.
Dentro dos Hatchs existem duas subcategorias: a hatchback e a fastback, sendo que nessa última há um pequeno aumento do bagageiro. Audi A3, BMW Serie 1 e Volvo V40 são alguns dos principais hatchs de luxo.
Sedã:
Maiores no tamanho e uma das categorias mais procuradas e comercializadas se caracterizam pela presença de três volumes e perfil baixo. Os sedãs podem ser dividas em diferentes subcategorias havendo desde os compactos aos de grandes de luxo.
Nos últimos anos tem crescido a categorização de peruas stationwagon como sedãs, sendo que nesses casos não há divisão aparente entre os dois volumes traseiros. Há uma série de modelos de sedã de luxo, podendo destacar o BMW 320 i, Mercedes-Benz C 180, Chrysler 300 C, etc.
Picapes:
As Picapes são fáceis de identificar: possuem uma caçamba produzida originalmente aberta. Originalmente produzidos como um instrumento de trabalho o modelo ganhou o mundo e possui versões que atendem a diferentes segmentos.
Algumas picapes de luxo são a GMC Sierra 1500, Ford F-250, Chevrolet Silverado 2500, entre outras.
Esportivos:
Os Esportivos são os tipos de carro onde o componente principal é a potencia do motor e velocidade desenvolvida. Podendo abranger diferentes designs, geralmente categoria de esportivo é acompanhada de outra característica.
No segmento de luxo existem uma série de esportivos que fazem a cabeça dos amantes de carro como os da Ferrari, Porsche e Lamborghini.
SUVs:
Os SUVs são hoje uma das categorias mais presentes nas ruas das cidades, conquistando a preferencia dos consumidores. Os utilitários esportivos podem ser encontrados em uma ampla variedade de subcategorias, dos offroads aos volumosos voltados a vida urbana.
Entre os SUV de luxo se destacam o Porsche Macan, BMW X4 e Mercedes GLC, havendo ainda um grande número de opções.
Cupês:
Os Cupês são um verdadeiro clássico da indústria automotiva especialmente em relação à produção de carros em dois volumes. Com foco na performance, os cupês possuem design arrojado e linhas despojadas, geralmente também são esportivos.
A principal característica dos cupês, contudo, é o teto que forma um declínio acentuado que pode começar desde o para-brisa dianteiro. Alguns exemplos cupês de luxo são Audi R8, Jaguar F-Type e Mercedes-Benz C 180.
Viu só? Com a ajuda da Paíto Motors agora você já conhece as principais categorias de automóveis para não errar em suas conversas e leituras. Gostou desse artigo? Acompanhe nossas páginas nas redes sociais e não perca nenhuma novidade de nosso blog.
Até a próxima!
[Capa: Jaguar-F-TYPE]